ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Política

Deputados reclamam de vetos, mas mantêm proibições do governo

Quatro projetos de leis foram arquivados pelos parlamentares na sessão desta quarta-feira (dia 28)

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 28/02/2018 12:21
Sessão na Assembleia Legislativa de MS. (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Sessão na Assembleia Legislativa de MS. (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Os deputados de Mato Grosso do Sul mantiveram quatro vetos do governo estadual a projetos de leis, durante a sessão desta terça-feira (dia 28), na Assembleia Legislativa.

Somando as votações de ontem e hoje, chegou a sete o número de vetos mantidos. Com a medida, os projetos são arquivados de vez.

As iniciativas barradas são as que previam adaptação de educação física para pessoas com deficiência; desbacterização em locais fechados; academias ao ar livre com aparelhos adaptados em praças e o que concederia gratuitidade ou desconto para passageiros.

Embora tenham aprovado a manutenção, alguns parlamentares voltaram a reclamar das proibições. O deputado Maurício Picarelli (PSDB) disse que a Assembleia "está legislando para as paredes", uma vez que apresentam os projetos, discutem e o aprovam, para depois o governo vetar.

Pediu, inclusive, que a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) seja "mais zelosa" na análise dos projetos, para que, se for o caso de inconstitucionalidade, a medida já ser barrada por lá.

A título de explicação, a comissão analisa se o projeto é correto de acordo com a lei. Caso os membros apontem inconstitucionalidade, a medida já é arquivada lá mesmo, sem que precise passar pela aprovação dos deputados em plenário.

Os petistas Amarildo Cruz e João Grandão também reclamaram dos constantes vetos. "Os deputados estão batendo a cabeça", disse Grandão ao elencar a situação como "debate estraho", já que até quem é da base do governo reclama dos vetos.

O deputado Amarildo sugeriu ao governo que apresente as mesmas propostas que arquiva, em momento posterior. Isto porque, na explicação para barrar os projetos, o Estado quase sempre elogia a iniciativa dos deputados, mas alega que há vício de origem. Ou seja, que o projeto teria de ser apresentado pelo Executivo e não pelo Legislativo.

O líder do governo na Assembleia, deputado Rinaldo Modesto (PSDB), explicou que o veto é "técnico, não político" e pediu para que a CCJ tenha mais atenção na hora de analisar os projetos, para evitar constrangimento posterior. Escolhido presidente do colegiado, o deputado José Carlos Barbosa (PSB), disse que quer adotar análise criteriosa nas medidas.

Nos siga no Google Notícias