ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Com casos em MS, TSE manda investigar votos de eleitor que justificou ausência

Aline dos Santos | 11/06/2016 10:29
TSE identificou coincidência de voto e justificativa nas Eleições 2014. (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)
TSE identificou coincidência de voto e justificativa nas Eleições 2014. (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) quer a investigação sobre diversas ocorrências de pessoas que justificaram a ausência e tiveram o voto registrado na urna durante as Eleições 2014. O tribunal não divulgou dados. Mas, conforme o portal G1, foram 77,4 mil casos de votos de eleitor que justificou ausência, sendo 701 ocorrências em Mato Grosso do Sul.

A apuração em todo território nacional foi solicitada pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Federal. “As pessoas justificaram a ausência e aparecem como votantes. Alguns casos podem decorrer de erros administrativos. Mas, como em algumas seções eleitorais há coincidências muito expressivas, a preocupação é que tenha ocorrido algum tipo de distorção, por isso, pedimos as investigações”, afirma o ministro.

A identificação das ocorrências foi possível com a informatização do processo eleitoral. “Ao efetuar cruzamento entre as justificativas por ausência na votação com a base de dados dos eleitores que efetivamente votaram, foi possível constatar o registro de voto por parte de eleitores que justificaram o não comparecimento”, informa Mendes.

Durante videoconferência, realizada na noite de quinta-feira (dia 9), Gilmar Mendes informou os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais sobre os pedidos de investigação. As Eleições de 2014 elegeram presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Nos siga no Google Notícias