ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Com chegada da LDO, Tribunal de Justiça adia extinção de comarcas

Zemil Rocha | 21/06/2013 18:44
Joenildo suspendeu a extinção das sete comarcas por 15 dias (Foto: Arquivo)
Joenildo suspendeu a extinção das sete comarcas por 15 dias (Foto: Arquivo)

Com a chegada do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) à Assembléia Legislativa, o Tribunal de Justiça do Estado decidiu adiar por 15 dias o fechamento de sete comarcas de Mato Grosso do Sul. A esperança do presidente do TJMS, desembargador Joenildo de Souza Chaves, é que os deputados negociem com o Executivo e os demais órgãos um aumento no duodécimo do Judiciário estadual de 6.8% para 8%.

Atualmente, o rateio sobre a receita líquida do Estado é o seguinte: 2,20% para a Assembleia Legislativa, 2% para o Tribunal de Contas, 6,80% para o Tribunal de Justiça, 3,70% para o Ministério Público e 1,50% para a Defensoria Pública-Geral do Estado.

Sob a alegação de estar seguindo recomendação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e falta de recursos, o Tribunal de Justiça decidiu pelo fechamento das setes comarcas, mas suspendeu a decisão no dia 13 de maio. O prazo estava vencendo, mas na quarta-feira passada, o órgão especial do tribunal o estendeu por mais quinze dias.

O TJMS alega ter um déficit de R$ 3,5 milhões mensais, incluindo despesas com a folha de pessoal. Somente com essas comarcas a despesa é de mais de R$ 10 milhões por ano.

A elevação do duodécimo para 8% já foi pedida por Joenildo em várias reuniões neste ano, tanto com o governador André Puccinelli, quanto com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB). Ambos consideram muito difícil mexer nos percentuais, já que feriria interesses dos outros poderes e instituições. Jérson, porém, considera possível uma revisão em torno de 0,6 ponto percentual na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que deve ser votada até o dia 10 de julho pela Assembleia.

Nos siga no Google Notícias