ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Com regras em vigor, ano eleitoral começa com primeiras proibições

Calendário prevê que prefeitos e governadores renunciem em abril para concorrer a outros cargos

Adriel Mattos | 03/01/2022 09:10
Urnas que serão usadas nas próximas eleições. (Foto: Abdias Pinheiro/Secom/TSE)
Urnas que serão usadas nas próximas eleições. (Foto: Abdias Pinheiro/Secom/TSE)

Já está valendo o calendário das eleições gerais de 2022. Desde o primeiro dia do ano, institutos são obrigados a registrar pesquisas junto à Justiça Eleitoral.

O pleito será só em outubro, mas o eleitor e pretensos candidatos devem ficar atentos às datas. A janela partidária, período no qual é liberada a mudança de partido, vai de 3 de março a 1º de abril.

No dia 2 de abril, prefeitos e governadores que queiram concorrer a outros cargos devem renunciar. Já em 4 de maio, o eleitor tem a última oportunidade de regularizar seu Título Eleitoral.

De 20 de julho a 5 de agosto, os partidos devem homologar os nomes dos candidatos. No dia 3, será publicada a relação de mesários convocados, tendo o cidadão dois dias para apresentar recusa.

A campanha começa para valer no dia 16, e dez dias depois, começa a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Em 29 de setembro, termina o horário eleitoral.

Na véspera do primeiro turno, candidatos têm a última chance de realizar atos de campanha. O eleitor vai às urnas em 2 de outubro. Caso haja segundo turno, ele retorna no dia 30.

Nesse caso, a campanha recomeça no dia seguinte e vai até a véspera do segundo turno. A propaganda no rádio e televisão vai de 7 a 28 de outubro.

Por fim, termina no dia 1º o prazo para o eleitor justificar a falta e no dia 19, termina o prazo para diplomação dos eleitos. A posse dos governadores e presidente da República será em 1º de janeiro.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Calendário eleitoral de 2022. (Arte: Thiago Mendes)
Calendário eleitoral de 2022. (Arte: Thiago Mendes)


Nos siga no Google Notícias