ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Com uso do “árbitro de vídeo”, deputados aprovam avaliação física em academias

A justifica do projeto é reduzir o número de pessoas que passam mal ou até mesmo morrem nos lugares particulares

Guilherme Henri e Leonardo Rocha | 20/12/2018 12:30
Deputado Amarildo Cruz (em pé) durante sessão desta quinta-feira (Foto: Leonardo Rocha)
Deputado Amarildo Cruz (em pé) durante sessão desta quinta-feira (Foto: Leonardo Rocha)

Na última sessão deste ano, deputados estaduais aprovaram nesta quinta-feira (20) em primeira votação, o projeto que exige que nas academias, clubes de esporte e locais de luta, novos alunos sejam avaliados por um profissional formado em educação física para que só depois pratiquem atividades físicas.

Caso esse profissional entenda que o aluno precise de exames mais específicos, ele o encaminhará para uma consulta médica.

O projeto foi apresentado pela primeira vez em 2016, e exigia um laudo médico para que o aluno entrasse na academia. Porém, o deputado Amarildo Cruz mudou o projeto e o reapresentou, pedindo apenas uma avaliação do profissional de educação física.

A justificativa do projeto é reduzir o número de pessoas que passam mal ou até mesmo morrem nos lugares particulares onde praticam atividades por desconhecimento de limitações ou mesmo doenças.

A mudança é em comum acordo com representantes da classe, inclusive, do presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) Marcelo Miranda - presente na votação.

Para Miranda, “o projeto é excelente porque estabelece em lei, que esse profissional faça uma triagem no aluno quando chegar”.

A segunda votação do projeto será no próximo ano. Como Amarildo Cruz não foi reeleito, quem deve conduzir o assunto é o deputado Herculano Borges, um dos parlamentares apoiadores do projeto.

Polêmica – Durante a sessão, o deputado Lídio Lopes, apresentou uma emenda que retirava essa avaliação do projeto e exigia apenas um questionário que o aluno precisaria responder.

“Mesmo sendo uma avaliação de um profissional de educação, muitas academias em todo o Estado não tem estrutura suficiente, o que poderia trazer prejuízos para esses locais e até fechamentos”, considerou.

A emenda foi votada em separado, depois do deputado Amarildo Cruz pedir pela ordem a revisão do projeto, já que surgiu a dúvida se ele era ou não votado com a emenda.

Para tirar a dúvida, o presidente da casa, reviu a votação pelo vídeo e constatou o pedido do deputado e na sequência verificou que de fato o projeto era votado com a emenda. Em seguida, a emenda foi rejeitada em votação pelos demais deputados, ficando o texto original.

Nos siga no Google Notícias