ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Comissão da Câmara Federal aprova reajuste dos servidores do judiciário

Vania Galceran | 10/12/2014 21:59

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (10) o Projeto de Lei (PL) 7920/2014, que trata do reajuste salarial dos servidores do poder judiciário da união e Ministério Público da União – MPU. Com essa medida, os servidores (federais) de Mato Grosso do Sul, que haviam programado greve geral a partir de segunda-feira(14), deverão suspender o protesto, informa José Ailton Pinto de Mesquita, coordenador jurídico do Sindjufe/MS (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e Ministério Público da União em Mato Grosso do Sul).

“Vamos realizar uma assembleia geral para discutir o assunto”, informou o sindicalista lembrando que a categoria exerceu hoje uma grande pressão na Câmara Federal para que os parlamentares não só colocassem o assunto em pauta como o aprovassem, já que há duas semanas a CFT aprovou aumento salarial para juízes e procuradores.

Apesar da realização da assembleia geral, José Ailton acredita que a greve torna-se desnecessária neste momento.
Por outro lado, para garantir a votação da PL 7920/14, logo no início da reunião da comissão, o presidente Mário Feitoza (PMDB/CE) colocou em votação um requerimento de inversão de pauta, apresentado pelo relator do projeto, deputado Manuel Junior (PMDB/PB), conforme compromisso assumido no dia anterior com dirigentes da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União).

Servidores lotaram a sala de reunião da CFT, que contou com a presença dos coordenadores da Fenajufe, Adilson Rodrigues, Cledo Vieira, Edmilton Gomes, Eugênia Lacerda, Jaqueline Albuquerque, João Batista, João Evangelista, Madalena Nunes, Mara Weber, Pedro Aparecido, Roberto Ponciano e Tarcisio Ferreira, além de representantes de vários sindicatos filiados à federação.

A reunião também foi acompanahada pelo diretor geral do STF (Supremo Tribunal Federal), Amarildo Vieira, sinalizando que há negociação em curso. Além disso, o deputado Afonso Florense (PT/BA) disse, durante a reunião da comissão, que o presidente do Supremo, Ricardo Lewdandowski, estaria negociando o reajuste com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

De acordo com as informações, a  categoria tem consciência de que a pressão deve continuar e segue mobilizada para garantir que o PL 7920/14 seja aprovado pelo Congresso e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. Para assegurar os recursos no orçamento de 2015, necessários para implementação do reajuste, servidores do judiciário realizaram ato em frente ao STF, na terça-feira.

O objetivo foi cobrar do ministro Lewandowski uma ação efetiva para fechar o acordo com o governo no sentido de garantir esses recursos orçamentários. Mais do que isso, a categoria exige que o projeto de reajuste dos servidores tramite juntamente com o dos magistrados e procuradores, garantindo isonomia de tratamento.

Pela tramitação normal, o PL 7920/14 deve seguir para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, em caráter terminativo, para depois ir ao Senado. Mas há uma possibilidade de acordo para que seja votado pedindo urgência no plenário da Câmara, com o objetivo de aprovar mais rapidamente o projeto. A Fenajufe está trabalhando para que esse acordo seja viabilizado, mas é fundamental a participação da cúpula do judiciário junto ao governo para que isso seja efetivado.

(Com informações da Assessoria)

Nos siga no Google Notícias