ACOMPANHE-NOS    
JULHO, DOMINGO  12    CAMPO GRANDE 29º

Política

Congresso decide nesta semana criação da CPI dos Cartões

Por Redação | 10/02/2008 14:48

A criação da CPI dos Cartões Corporativos deverá ser decidida nesta semana. Parlamentares da situação e da oposição se mostram favoráveis a investigação, mas divergem com relação à sua abrangência.

Enquanto a oposição quer uma CPI mista (formada por deputados e senadores) e que a investigação seja feita somente a partir de 2001, quando os cartões foram criados; o governo quer, por um lado, restringir o debate a uma das Casas e, por outro, ampliar a investigação para o uso dos fundos de suprimento nos últimos dez anos, inclusive com a análise das chamadas contas tipo B, que segundo a Agência Brasil, são um sistema de contas correntes abertas em nome de servidores para pagamento e uso das verbas relativas a suprimento de fundos e que vêm sendo substituídas pelos cartões corporativos.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentará nesta segunda-feira um requerimento pedindo a criação da CPI. Ele garante ter 22 das 27 assinaturas necessárias. Também amanhã, PSDB e o DEM se reúnem para definir a estratégia de investigação.

A divulgação dos gastos com cartão corporativo culminou no pedido de demissão da então ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, que pagou despesas pessoais com o cartão corporativo.