ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Conselho arquiva denúncia de Zeca contra inércia do Ministério Público

Aline dos Santos | 26/10/2015 09:38
Denúncia contra Ministério Público foi arquivada. (Foto: Marcos Ermínio)
Denúncia contra Ministério Público foi arquivada. (Foto: Marcos Ermínio)

A denúncia de que o MPE (Ministério Público do Estado) não investiga a corrupção em Mato Grosso do Sul foi arquivada pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). O denunciante da inércia foi o deputado federal Zeca do PT, que acionou o conselho, em Brasília, no dia 5 de agosto. A mesma inércia, desta vez do requerente, justificou o arquivamento.

Conforme a decisão do relator Leonardo Carvalho, a representação foi arquivada “face ao descumprimento de individualização em peças autônomas das pretensões deduzidas”. O deputado informou que fez, entre 2013 e 2015, 18 representações ao MPE sobre supostas irregularidades nas gestões do ex-prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, e do ex-governador André Puccinelli, ambos dos PMDB.

O CNMP deu prazo de 15 dias para que o denunciante individualizasse as denúncias por promotoria. Contudo, Zeca manteve a representação contra o procurador-geral. Em seguida, foi dado mais dez dias de prazo. Nesse período, não houve nova manifestação do autor e o arquivamento foi classificado em inércia do requerente. A decisão foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Lama – Em agosto, quando acionou o conselho, Zeca relatou que causou estranheza o fato de a instituição decidir investigar as irregularidades apontadas na Lama Asfáltica quase um mês depois da operação.

A ação da PF (Polícia Federal), CGU (Controladoria-Geral da União) e Receita Federal aconteceu em 9 de julho. Porém, somente em 3 de agosto o MPE criou uma força-tarefa para atuar nos procedimentos já em tramitação nos que vierem a ser instaurados decorrentes da ação. A reportagem não conseguiu contato com o deputado.

Nos siga no Google Notícias