ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Conselho discute desarquivamento de denúncia contra Aécio na quinta-feira

Nyelder Rodrigues | 04/07/2017 23:10

O Conselho de Ética do Senado, que conta com a vice-presidência do sul-mato-grossense Pedro Chaves dos Santos (PSC), irá se reunir na quinta-feira (6), a partir das 9h (horário de MS) para analisar o recurso que pede o desarquivamento do pedido de cassação do mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Entre os assinantes do recurso, está Pedro Chaves, que também poderia ter assumido a presidência provisória do grupo por causa de uma licença médica que seria tirada pelo presidente, João Alberto Souza (PMDB-MA). Porém, o maranhense, que monocraticamente arquivou o pedido inicial, não se ausentou e seguiu no posto.

A representação contra Aécio, por quebra de decoro parlamentar, foi apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), mas foi arquivada por João considerar que não havia provas suficientes para dar início ao processo.

Logo após a decisão de João Alberto, um grupo de senadores, entre eles Pedro Chaves, entrou com um recurso para que a decisão seja tomada pelo plenário do Conselho, porém o presidente do colegiado foi internado no mesmo dia devido a questões de saúde e a decisão acabou adiada.

Para a representação ser desarquivada, são necessários os votos de, pelo menos, oito dos 15 integrantes titulares do Conselho. Se a maioria votar a favor do pedido, a representação contra Aécio começará a ser debatida pelo colegiado e poderá ser encaminhada ao plenário do Senado.

Aécio foi acusado pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de corrupção passiva e obstrução de Justiça. Ele ficou afastado das atividades desde o dia 18 de maio, mas retomou oficialmente o mandato nesta terça-feira (4), após decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Na segunda-feira (3), João Alberto avaliou que a decisão do ministro Marco Aurélio não interfere nas atividades do Conselho, mas demonstra que a Corte reconheceu que a decisão do ministro Edson Fachin, também do STF, pelo afastamento foi irregular.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

Nos siga no Google Notícias