ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Contas sujas, ex-prefeitos tentam voltar ao poder nesta eleição

Aline dos Santos | 06/07/2012 11:13

Com contas reprovadas pelo TCE, ex-prefeitos de Aral Moreira, Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo são candidatos

Zé Cabelo, que lançou candidatura, foi cassado em 2002.
Zé Cabelo, que lançou candidatura, foi cassado em 2002.

Com os nomes na lista de "contas sujas" do TCE/MS (Tribunal de Contas), ex-prefeitos de Aral Moreira, Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo tentam voltar ao poder.

Irimar Carvalho Costa (PR) comandou a prefeitura de Aral Moreira, a 364 km de Campo Grande, por dois mandatos: entre 1996 e 2000. Na convenção do PR, realizada no último sábado, ele afirmou que vai disputar as eleições para atender um apelo popular. Com a prestação de conta rejeitada pelo TCE, Enelvo Felini (PDDB) é candidato para retornar ao comando do município de Sidrolândia.

Ex-prefeito de Ribas do Rio Pardo, José Domingues Ramos (PSDB), o Zé Cabelo, deixou o cargo de assessor especial no governo para disputar a eleição. Ele foi eleito para comandar o Poder Executivo em 2000. Dois anos depois,foi cassado por abuso de poder econômico, caracterizado com a distribuição de cestas básicas durante a campanha.

Foi realizada uma segunda eleição e Zé Cabelo, que obteve liminar para participar, venceu e reassumiu o cargo. Porém, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou o registro da candidatura.

A lista do TCE tem 158 gestores que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas entre julho de 2004 e julho de 2012. Conforme o presidente do tribunal, conselheiro Cícero Antônio de Souza, compete à Justiça Eleitoral decidir se o gestor fica inelegível, ou seja, proibido de participar das eleições deste ano.

Segundo a legislação, são inelegíveis os que tiverem as contas rejeitadas por irregularidade insanável e que configure ato doloso de improbidade administrativa, por decisão irrecorrível do órgão competente.

Nos siga no Google Notícias