ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Contrariando Bernal, Câmara aguarda novo projeto de reajuste a servidor

Prefeito aguarda que vereadores votem novamente o projeto rejeitado; parlamentarem pedem nova proposta

Alberto Dias | 25/04/2016 14:09
Vereador João Rocha (PSDB), ao lado dos deputados Junior Mochi (PMDB) e Pedro Kemp (PT), em audiência nesta segunda-feira (25). (Foto: Alcides Neto)
Vereador João Rocha (PSDB), ao lado dos deputados Junior Mochi (PMDB) e Pedro Kemp (PT), em audiência nesta segunda-feira (25). (Foto: Alcides Neto)

Enquanto o prefeito Alcides Bernal (PP) afirma que o reajuste salarial dos servidores depende agora de nova votação do Legislativo, na casa de leis o discurso é exatamente o contrário. “O prefeito precisa encaminhar para a Câmara um projeto, para que possamos avaliar, assim como foi feito em março”, explicou o presidente da casa, João Rocha (PSDB). “Enquanto ele não encaminhar, não podemos votar o que não existe”, complementou.

Ao final de audiência pública nesta segunda-feira (25) que debateu o saneamento na Capital, o parlamentar reclamou que, dessa vez, o pedido precisa chegar completo. “O primeiro projeto parecia uma colcha de retalhos em que faltavam informações importantes para nossa avaliação”, reiterou Rocha. Um dos pontos polêmicos, foi a falta de estudo de impacto financeiro que o reajuste de 9,57% traria aos cofres do município.

Impasse - Na semana passada, Bernal afirmou que a Prefeitura não pode mais ser autora de projeto de reajuste, em virtude da regra eleitoral que estabelece o prazo limite de 180 dias antes do pleito para reposição salarial dos servidores. Agora, a responsabilidade é da Câmara, disse. “Ela pode reapresentar o projeto que enviei, com base no regimento interno, e buscar este percentual (9,57%). Eu não posso mais ser autor”, ponderou o prefeito.

Greve – Até a aprovação do reajuste, continuam em greve cerca de 400 administrativos da Educação e 300 agentes comunitários de saúde, que não aceitam a proposta de 9,57%, “por não repor a inflação de dois anos consecutivos sem aumento”. Já os professores municipais votarão indicativo de greve em assembleia na manhã de terça-feira (26). Se aprovada, a paralisação nas escolas começará na próxima segunda-feira (2).

Nos siga no Google Notícias