ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Convocação de Bernal deve ser decidida no voto na CPI do Calote

Zemil Rocha e Jéssica Benitez | 01/08/2013 14:08
Siufi disse que decisão sobre convocação de Bernal será tomada amanhã (Foto: Cleber Gellio)
Siufi disse que decisão sobre convocação de Bernal será tomada amanhã (Foto: Cleber Gellio)

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Calote, vereador Paulo Siufi (PMDB), informou que uma reunião amanhã deverá decidir sobre a convocação ou não do prefeito Alcides Bernal (PP) para esclarecer a falta de pagamento de fornecedores e contratações consideradas irregulares. “Depois da oitiva de amanhã vamos nos reunir para definir os próximos depoentes e está sendo cogitado a possibilidade chamar o prefeito Alcides Bernal”, disse.

Indagado se a maioria dos integrantes da CPI do Calote já seria a favor da convocação de Bernal, o peemedebista evidenciou que a proposta é polêmica e deverá ser decidida no voto. “Não é certeza a convocação. Tem de entrar em votação entre os membros da CPI”, declarou Siufi.

Para ele, é preciso esclarecer se houve ou não alguns pagamentos, já que haveria contradição entre o que vem dizendo o prefeito, em entrevistas à imprensa, e os depoimentos dos representantes das empresas. Também faltariam documentos para comprovar as alegações, apesar da sistemática cobrança feita pelo relator da CPI, vereador Elizeu Dionízio. “A CPI diz que faltam documentos e Bernal fala que não. Então vamos colocar Elizeu olho a olho com ele”, propôs o presidente.

Além disso, um fator importante na presença pessoal do prefeito Alcides Bernal em audiência da CPI do Calote seria a possibilidade esclarecer pontos controversos deixados pelos secretários municipais que prestaram depoimento. “Como os secretários foram depor e não conseguiram esclarecer, o ideal é que o prefeito fosse mesmo para tirar essas dúvidas”, argumentou.

Observou, porém, que há um cuidado da Câmara de Campo Grande de “não queimar etapas”, numa referência indireta a um possível processo de cassação do prefeito Alcides Bernal. Na semana passada, Siufi chegou a dizer que já há indícios suficientes para abrir processo contra Bernal. Hoje, o presidente da CPI afirmou que existem ainda instrumentos que o Poder Legislativo dispõe e ainda não utilizou, como a quebra de sigilo bancário, que poderiam propiciar a arrecadação de mais provas ainda.

Documentos – O presidente da CPI do Calote informou que ainda não chegaram documentos requisitados, como o extrato da Solurb, que comprove o pagamento de R$ 17 milhões, afirmado pelo prefeito Bernal, e da Salute Distribuidora de Alimentos.

Siufi explicou que a falta da documentação da Salute levou a CPI a adiar o depoimento de seu representante. “Se não ia acontecer o mesmo que no caso da Jagás, cujo representante foi à reunião da CPI sem documento e disse que não sabia onde estava”, apontou.

Nos siga no Google Notícias