ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Corregedor ouve Júlio Cesar, tenta acordo, mas crise na OAB-MS continua

Josemil Arruda e Mariana Lopes | 21/01/2014 18:59
Após 3 horas de reunião, corregedor não consegue acordo com Júlio Cesar (Foto: Cleber Gellio)
Após 3 horas de reunião, corregedor não consegue acordo com Júlio Cesar (Foto: Cleber Gellio)

Após quase três horas de reunião com o presidente da seccional sul-mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), Júlio Cesar Souza Rodrigues, o secretário-geral adjunto e corregedor nacional da entidade, Claudio Stábile, saiu sem conseguir um acordo que pudesse por fim na crise. Em razão de tratativas contratuais entre Júlio Cesar e o prefeito Alcides Bernal (PP), que, sendo advogado, responde a processos éticos na entidade, todo o restante da diretoria regional da OAB-MS rompeu com seu presidente e agora pede intervenção nacional para que ele deixe o cargo.

Depois de ouvir os diretores da entidade que hoje se opõem a Júlio Cesar, presidentes de subseções e ex-presidentes da OAB-MS, nesta manhã, Stábile se reuniu esta tarde, das 15h15 até as 18 horas, com Júlio Cesar e conselheiros que ainda o apoiam na entidade.

Claudio Stábile disse, ao final da reunião, que está apenas começando o processo de mediação. “Intenção é tentar achar um acordo entre as partes. Mas se não for possível, vai correr pelos tramites normais do conselho, indo a julgamento”, informou ele.

A presença em Campo Grande e as reuniões com as partes envolvidas no conflito, segundo Stábile, foi para tomar conhecimento dos problemas que estão acontecendo na OAB-MS e estabelecer diálogo. Disse que está tomando conhecimento dos fatos para fazer diagnóstico e assim poder contribuir com o Conselho Federal da OAB e para que a OAB-MS volte a ter “normalidade na gestão”.

Segundo ele, ainda é cedo para falar se vai dar certo essa mediação ou vai ter de haver julgamento. O acordo, conforme o dirigente, pode surgir a qualquer momento.

Já Júlio Cesar disse que ele e os conselheiros que o apoiam expuseram toda a situação para o corregedor Cláudio Stábile. “Agora só resta aguardar o resultado dessa primeira conversa”, declarou, observando ainda que se trata de um “processo sigiloso” e que, por isso, prefere evitar qualquer pronunciamento. “Até para não ter interpretações errôneas”, finalizou.

Intervenção - O pedido de intervenção deve ser avaliado no pleno do Conselho Federal da OAB. De acordo com o pedido de intervenção, quando da divulgação do contrato de Júlio César com a prefeitura de Campo Grande, este teria afirmado que iria se afastar de todos os processos que envolvem interesses do prefeito Alcides Bernal ou do município, para garantir a isenção destes, e que o vice-presidente, André Luiz Xavier Machado, da entidade é que iria conduzir os mesmos, fato que não teria acontecido.

Mesmo não sendo especialista em direito tributário, Júlio Cesar fez tratativas contratuais com Bernal para entrar com ações administrativas e na Justiça buscando elevar o índice de ICMS do município de Campo Grande. Júlio César receberia R$ 11,2 mil mensais e ainda poderia ganhar milhões em caso de êxito nas ações contra o governo do Estado, visto que teria direito a 15% de cada 0,0001 de acréscimo no índice do ICMS por 12 meses em 2014. Especialista em Direito Processual Civil, Júlio, conforme as tratativas, seria contratado sem licitação e em regime de urgência por “notória especialização”, contrariando a Lei 8.666.

 

Nos siga no Google Notícias