ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

CPI requisita documentos da Funai, PF e Segurança sobre violência contra índios

Flávio Paes | 13/11/2015 23:28
CPI requisita os primeiros documentos de três órgãos (Foto:Divulgação)
CPI requisita os primeiros documentos de três órgãos (Foto:Divulgação)

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito ) formada na Assembleia Legislativa que investiga casos de violência praticados contra os povos indígenas nos últimos 15 anos em Mato Grosso do Sul, requisitou documentos e informações à Polícia Federal), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Segundo o presidente da CPI, deputado João Grandão (PT), os documentos a serem obtidos junto aos órgãos subsidiarão as investigações da comissão. “Queremos saber detalhes de inquéritos e investigações em andamento relacionadas ao nosso objeto de apuração”, disse, se referindo ao ofício que será encaminhado à Superintendência da Polícia Federal. À Funai, serão solicitadas informações sobre ações judiciais, processos de demarcação de terras e políticas de assistência social aos povos indígenas, entre elas a entrega de cestas básicas às comunidades. “Tudo a partir do ano 2000”, enfatizou o presidente.

O requerimento que será encaminhado à Sejusp tem as mesmas fundamentações regimentais e constitucionais dos demais documentos. “Queremos saber também se há inquéritos ou investigações em andamento envolvendo firmas particulares vinculadas à Sejusp”, complementou Grandão.

Nos siga no Google Notícias