ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Datafolha aponta Bolsonaro em 1º, Haddad e Ciro empatados e Marina em queda

Nova pesquisa com 2,8 mil eleitores indica avanço de líder dentro da margem de erro e evolução de petista, que empatou numericamente com Ciro Gomes

Humberto Marques | 14/09/2018 18:43
Bolsonaro evoluiu dois pontos percentuais em comparação com pesquisa anterior do Datafolha em 10 de setembro. (Foto: Helio de Freitas/Arquivo)
Bolsonaro evoluiu dois pontos percentuais em comparação com pesquisa anterior do Datafolha em 10 de setembro. (Foto: Helio de Freitas/Arquivo)

Nova rodada de pesquisas do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14) aponta que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança das intenções de voto na disputa pela Presidência da República.

Fora da campanha desde o atentado sofrido em Juiz de Fora (MG), ele soma 26% das intenções de voto na pesquisa estimulada, dois pontos percentuais acima do levantamento anterior, de 10 de setembro –evolução igual à margem de erro.

A pesquisa, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, também anota elevação considerável nas intenções de voto em Fernando Haddad (PT). Substituto de Lula na disputa, ele saiu de 9% para 13% e empatou numericamente com Ciro Gomes (PDT), que manteve o índice da pesquisa anterior.

A quarta posiçã é de Geraldo Alckmin (PSDB), que oscilou de 10% para 9%, dentro da margem de erro. Já Marina Silva (Rede), que tinha 11%, caiu para 8%.

Álvaro Dias (Podemos) aparece com 3% no levantamento atual, mesmo índice de Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo). Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (Psol) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1% cada, enquanto João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

Votos brancos e nulos somaram 13% e 6% dos entrevistados não responderam.

Sucessor de Lula na disputa, Haddad aparece em segundo lugar empatado com Ciro. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)
Sucessor de Lula na disputa, Haddad aparece em segundo lugar empatado com Ciro. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

Rejeição – Bolsonaro também segue na liderança quanto a rejeição dos eleitores, com 44% (43% na anterior). Marina aparece com 30% (aumento de um ponto percentual) e Haddad com 26% (era de 22%).

A rejeição a Alckmin é de 25% (antes era de 24%), ao passo que 21% dos entrevistados disseram não votar de jeito algum em Ciro –antes era de 20%. Para Vera Lúcia, o índice é de 19% (estável), e de 18% para Daciolo (era 19%). A rejeição a Eymael, Boulos e Meirelles é de 17%, chegando a 16% para Álvaro Dias.

Goulart Filho tem rejeição de 14%, e João Amoêdo de 15%. Entre os entrevistados, 4% disseram rejeitar a todos, enquanto 2% votariam em qualquer um deles. Já 5% não responderam.

Segundo turno – O Datafolha também fez simulações de segundo turno envolvendo os cinco primeiros colocados na pesquisa de intenção de voto. Ciro Gomes é o único candidato a vencer em todos os cenários.

O pedetista derrota Bolsonaro por 45% a 38% (com 15% de brancos e nulos e 2% de indecisos); Alckmin por 40% a 34% (23% de brancos e nulos e 3% de indecisos); Marina por 44% a 32% (22% de brancos e nulos e 2% de indecisos) e Haddad por 45% a 27% (25% de brancos e nulos e 2% de indecisos).

Haddad, por sua vez, perde em todas as outras simulações –40% a 32% contra Alckmin (25% de brancos e nulos e 3% de indecisos); 39% a 34% para Marina (com 22% de brancos e nulos e 2% de indecisos); e 41% a 40% para Bolsonaro (17% de brancos e nulos e 2% de indecisos).

Bolsonaro registra vitória apenas contra Haddad. No confronto com Alckmin, perde por 41% a 37% (19% de brancos e nulos e 2% de indecisos), e fica atrás de Marina por 43% a 39% (16% de brancos e nulos e 2% de indecisos).

No confronto entre Marina e Alckmin, o tucano venceria por 39% a 36% (23% de brancos e nulos e 2% de indecisos).

O Datafolha realizou a pesquisa entre quinta-feira (13) e esta sexta (14) com 2.820 eleitores em 187 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela Folha de S. Paulo e a Rede Globo e registrada no TSE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número BR 05596/2018.

Nos siga no Google Notícias