ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

De férias, Lula sanciona três leis que afetam o Estado

Redação | 08/01/2009 19:09

Apesar de estar de férias na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje três leis que atingem Mato Grosso do Sul.

A primeira permite a realização de interrogatórios de presos por videoconferência, uma solicitação antiga diante da presença de presos como Fernandinho Beira-Mar, que cumpre pena no Presídio Federal de Campo Grande.

Com a lei, remoções para depoimentos serão reduzidas, o que diminui os riscos de fuga e os custos com o deslocamento desses detentos que respondem a processos em outros estados. . De acordo com o projeto aprovado pelo Congresso Nacional, cabe ao juiz avaliar o uso da videoconferência, como em casos de risco de segurança ou quando o réu estiver doente.

Lula sancionou também projeto que cria o regime de tributação única para importação, por via terrestre, de mercadorias do Paraguai, o chamado Projeto dos Sacoleiros, que afeta os negócios na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Também foi sancionado o projeto que cria a Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste).

Sacoleiros - Prevê uma tarifa única de 42,25% sobre o preço de aquisição das mercadorias importadas. Esse tributo único engloba o Imposto de Importação, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e o PIS (Contribuição do Programa de Integração Social).

Somente empresas de pequeno porte, com faturamento máximo anual de R$ 240 mil por ano, terão direito ao tributo único.

Investimentos

Nos siga no Google Notícias