ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Delcídio e Nelsinho disputam preferência do eleitorado da Capital

Aline dos Santos | 02/04/2013 10:55
Delcídio (à esquerda) e Nelsinho (à direita) lideram pesquisa.
Delcídio (à esquerda) e Nelsinho (à direita) lideram pesquisa.

O senador Delcídio Amaral (PT) e o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), são os preferidos dos eleitores da Capital, maior colégio eleitoral do Estado, na disputa pelo governo de Mato Grosso do Sul. A eleição para suceder o governador André Puccinelli (PMDB) será em 2014.

Conforme o levantamento do Instituto Ícone, na pesquisa espontânea (quando não são se menciona os nomes dos pré-candidatos), Delcídio tem 16,1% dos votos. Em seguida, vem Nelsinho Trad, com 10%. O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 5,4% das intenções de voto. A vice-governadora Simone Tebet (PMDB) tem 2,4%.

Dos entrevistados, 3,6% citaram outros nomes. A pesquisa releva que a 62,5% dos eleitores ainda não sabem em quem votar. O levantamento foi encomendada pela Rede MS Record.

Na pesquisa estimulada, quando são citados os nomes dos pré-candidatos, o instituto avaliou quatro cenários. No primeiro, foram colocados Delcídio, Nelsinho e Azambuja. O senador aparece com 37,8%. Seguido pelo ex-prefeito da Capital, que obteve 30,1%. Azambuja vem em terceiro, com 17,6%. Neste quadro, 5,9% dos eleitores optaram pela resposta branco ou nulo e 8,6% não sabem em quem votar.

No segundo cenário, foram mantidos Delcídio e Azambuja. Já o candidato do PMDB foi substituído: sai Nelsinho e entra a vice-governadora Simone Tebet. Com a mudança, Delcídio segue líder (44,8%), Azambuja assume o segundo lugar (24,1%) e Simone aparece em terceiro (14,6%). Nesta simulação, 6,9% dos eleitores votariam branco ou nulo e 9,6% não escolheram candidato.

No terceiro cenário, os entrevistados escolheram entre os nomes de Delcídio e Nelsinho. O senador tem 48,9% das intenções de voto e Nelsinho obteve 34,9%. A opção branco/nulo foi escolhida por 7,8%. Enquanto 8,5% não sabiam em quem votar.

A última simulação propôs o enfrentamento entre Delcídio e Simone. O petista sai na frente com 59,4%, enquanto a vice-governadora obteve 21,8%. Dos entrevistados, 8,8% declararam voto branco ou nulo. Outros 10,1% não sabem em quem votar.

O Instituto Ícone ouviu 800 pessoas em Campo Grande entre os dias 22 e 26 de março. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

Nos siga no Google Notícias