ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Denunciado pelo MPE, prefeito defende nomeação de esposa

Redação | 24/09/2010 12:39

Denunciado por improbidade administrativa e nepotismo, o prefeito de Rio Brilhante, Donato Lopes da Silva (PSDB), defendeu a nomeação de sua esposa, a primeira-dama Iraci Montanha da Silva, na prefeitura. Entre fevereiro e setembro, ela ocupou o cargo de assessora especializada, com salário, segundo o prefeito, de R$ 3.980.

Para o prefeito, a denúncia de nepotismo não procede. "Tem lei municipal que autoriza [a nomeação da 1ª dama]". Uma das exigências para ser assessor especial é ter ensino superior, escolaridade que Iraci não possui.

O prefeito, que está no quarto mandato, alega que a esposa já prestou trabalho voluntário à prefeitura por 16 anos, na área de assistência social. "A nomeei pela sua capacidade pública notória. Ela trabalha mais do que eu. Mais do que o vereador que fez a denúncia".

Apesar de o MPE (Ministério Público Estadual) classificar a contratação como totalmente ilegal, o prefeito defende que a nomeação é moral. Donato Silva diz que espera a definição da justiça e pretende nomear a esposa para outro cargo na prefeitura. Uma das possibilidades é nomear a primeira-dama como secretária municipal, com salário de R$ 6.600.

Cassação - A promotora de Defesa do Patrimônio Público e Social, Paula da Silva Santos Volpe, encaminhou ofício à Câmara Municipal para que seja instaurado o processo de cassação do mandato do prefeito.

Na Câmara, ele conta com seis vereadores da base aliada contra três de oposição. A situação de nepotismo foi relatada em 19 de julho pelo vereador Sidney Foroni (PMDB).

Nos siga no Google Notícias