ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Depoimento desvenda identidade de "Goiano", que articulou cassação

Paulo Yafusso | 27/08/2015 17:53
Vereador Gilmar da Cruz, ao deixar a sede do Gaeco. Antes da votação, "Goiano" já havia garantido que o vereador votaria  pela cassação de Bernal (Foto: Marcos Ermínio)
Vereador Gilmar da Cruz, ao deixar a sede do Gaeco. Antes da votação, "Goiano" já havia garantido que o vereador votaria pela cassação de Bernal (Foto: Marcos Ermínio)

Os depoimentos dos vereadores aos promotores que atuam na Operação Coffee Break, deflagrado na manhã da última terça-feira, serviram para identificar quem é o “Goiano”. Nas escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal com autorização da Justiça, aparece conversando sobre a cassação do prefeito Alcides Bernal em março do ano passado. Os grampos telefônicos fizeram parte das investigações da Operação Lama Asfáltica, em que a Polícia Federal, CGU (Controladoria Geral da União), Receita Federal e MPF (Ministério Público Federal) investigam esquema de corrupção e fraudes em licitação, envolvendo empreiteiros e servidores estaduais.

Em pelo menos três momentos os alvos da Operação Lama Asfáltica conversam sobre a cassação de Alcides Bernal e se referem ao tal “Goiano”. Numa delas, às 16h42 do dia 11 de março do ano passado, véspera da sessão na Câmara Municipal que cassou o mandato do prefeito, o empresário Fábio Portela Machinsky conversa com o dono da Itel Informática, João Baird. Falam sobre as nomeações em órgãos municipais, estratégia usada para negociar com os vereadores a votarem pelo afastamento de Bernal.

“Saiu umas 3, 4 (nomeações) na Agetran, mas é tudo....o japonês tinha pedido 60 nomeações e só saiu 3”, diz Fábio Portela, conhecido como Fabão, em conversa telefônica com João Baird. Nessa mesma conversa, ele antecipa o que ocorreria no dia da votação. O vereador Gilmar Neri de Souza, o Gilmar da Cruz, abandonaria Alcides Bernal e votaria pela cassação. “O Goiano ontem me garantiu, me garantiu, que fechou o pastorzinho, aquele da Cruz”, conta Fabão ao dono da Itel.

No dia 10, às 16h33, Baird liga para João Amorim, dono da Proteco, dizendo que ele precisaria atender Fabão e o Goiano, para falar de algumas “novidades”. Antes de desligar, Amorim pergunta se “é problema” e recebe a resposta afirmativa. No relatório de Polícia Federal da Operação Lama Asfáltica, é citado que além de comandar todo o esquema de corrupção e fraudes em licitações para execução de obras com recursos federais, João Amorim também operou o esquema para afastar Bernal da Prefeitura. Tanto que, no dia seguinte ao da cassação, o empresário recebe várias ligações telefônicas parabenizando-o pelo feito.

Pelo que o Campo Grande News apurou, no dia da Operação Coffee Break, os empresários disseram que Goiano era amigo, mas não souberam informar o nome do “amigo”. Mas um dos vereadores ouvidos, acabou confirmando as suspeitas: Goiano é mesmo o prefeito afastado Gilmar Olarte. Durante entrevista coletiva sobre a Operação, os promotores falaram das contradições nos depoimentos dos alvos da ação.

O Campo Grande News tentou falar com o ex-prefeito, mas não localizou Olarte nem seu advogado, Jail Azambuja.

Nos siga no Google Notícias