ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputada pede reforço policial para nova audiência sobre Escola sem Partido

Ricardo Campos Jr. e Leonardo Rocha | 26/10/2017 12:05
Manifestantes durante audiência da Escola Sem Partido (Foto: Marina Pacheco)
Manifestantes durante audiência da Escola Sem Partido (Foto: Marina Pacheco)

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) vai insistir na realização de uma audiência pública para debater o projeto Escola Sem Partido. A primeira tentativa de discutir o tema com a sociedade foi frustrada após tumulto de manifestantes e agora ela quer reagendar o evento com reforço na segurança para garantir que ele comece e termine sem transtornos.

Ela faz questão que o debate seja na Assembleia Legislativa e por isso depende da vacância de horários no plenário, que tem ficado indisponível não apenas pelo agendamento de outros eventos, mas também por obras de manutenção na rede de energia e internet.

“Estou tentando buscar uma data. Se não houver plenário até o fim ano, eu deixo a audiência em 2018, mas ela tem que ser na Casa de Leis”, afirma.

Se isso acontecer, ela pretende suspender a tramitação do projeto para que ele não seja votado até que seja debatido no evento.

Tumulto – Mara disse ter ficado desapontada com as manifestações que impossibilitaram o diálogo entre os presentes. “Parecia que eu estava na Venezuela. Estavam todos de vermelho, eram esquerdopatas que não nos deram direito de usar a palavra. Não acredito que eles representem os professores de MS”, opina.

A audiência foi promovida em conjunto com Coronel David (PSC), Paulo Siufi (PMDB), Lídio Lopes (PEN) e Maurício Picarelli (PSDB), também autores do projeto. Foram convidados representantes nacionais do programa, entre eles um dos fundadores, o advogado Miguel Nagib.

Os professores, contrários à proposta por entenderem que ela funciona como censura ao debate de questões importantes no ambiente escolar, protestam. Palavras de ordem como “Retirem o projeto!” e “Sabemos os nossos deveres!” foram clamadas, em coro, pelos educadores

Mara partiu ao contra-ataque, usando o microfone. “É uma pena que nossos filhos sejam educados por esse tipo de gente”, esbravejou a parlamentar, em referência aos professores.

Inconstitucional – Entre os deputados, Pedro Kemp (PT) se destaca nas críticas à proposta. "Tenho uma posição formada, que se trata de um projeto inconstitucional, com decisão do STF (Supremo Tribunal Federal)", afirmou.

O parlamentar disse, ainda, que vai apresentar na semana que vem, parecer contrário ao projeto, na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), no qual é relator. Se os colegas de comissão seguirem o voto, a matéria pode ser arquivada. No entanto se houver discordância, segue para votação no plenário.

Nos siga no Google Notícias