ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputado precisa da coligação certa para ser eleito

Redação | 23/09/2010 12:56

Os oito deputados federais e 24 estaduais que serão eleitos ou reeleitos no dia 3 de outubro não serão necessariamente os mais votados.

Na divisão das vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa, um candidato muito bem votado acaba ajudando companheiros, às vezes com votações inexpressivas, a garantir vagas no parlamento.

Foi o que aconteceu com Enéas Carneiro, o deputado federal mais votado da história do País que, sozinho, conseguiu votos suficientes para eleger seis deputados em 2002.

Na eleição proporcional, os candidatos dependem de dois cálculos: o quociente eleitoral e o partidário. A conta não é simples.

A Justiça eleitoral explica que para participar da distribuição dos lugares na Câmara dos Deputados e nas Assembléias Legislativas, o partido ou coligação precisa alcançar o quociente eleitoral - resultado da divisão do número de votos válidos (excluídos brancos e nulos), pelo total de cadeiras a serem preenchidas em cada Parlamento.

Após calcular o quociente eleitoral, é realizado o cálculo do quociente partidário, que vai dizer a quantidade de candidatos que cada partido ou coligação vai ter no parlamento.

Para chegar ao quociente partidário, divide-se o número de votos que cada partido ou coligação obteve pelo quociente eleitoral. Quanto mais votos as legendas conseguirem, maior será o número de cargos destinados a elas.

Os cargos são preenchidos pelos candidatos mais votados do partido ou coligação.

Só que a conta quase nunca acaba aí. Quando sobram vagas, mesmo depois de preenchidos os quocientes partidários, é feita um novo cálculo: o de distribuição das sobras.

Para esta distribuição utiliza-se a votação válida de cada partido ou coligação que já conquistou vagas, dividida pelo número de vagas obtidas no quociente partidário, mais um, cabendo ao partido ou coligação que apresentar a maior média uma das vagas a preencher.

Nos siga no Google Notícias