ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Pedro Kemp apresenta projeto que proíbe venda de bebida alcoólica a menores

Edmir Conceição | 22/11/2011 18:11

Enquanto a Câmara votava projeto da lei seca proibindo consumo de bebidas alcoólica em vias públicas, a Assembleia Legislativa recebia outro projeto semelhante, proibindo a venda a menores de idade. O mesmo projeto, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT-MS), orienta os comerciantes sobre a venda e a disposição de bebidas alcoólicas.

A proposta, segundo o deputado, reforça o Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe a venda de bebidas alcóolicas a menores de 18 anos e estabelece sanção ao comerciante que desrespeitar a norma. Na prática, a venda ou oferta de bebida a menores já é considerada crime desde 1940 e pode resultar em pena de 6 meses a 2 anos de prisão.

Pela iniciativa, os estabelecimentos comerciais deverão exigir o documento oficial de identidade dos clientes no ato da compra da bebida alcoólica. Outra inovação da lei é o caráter pedagógico e de orientação da proposta. De acordo com o projeto, os comerciantes deverão fixar avisos da proibição de venda, oferta, fornecimento, entrega e permissão de consumo de bebidas alcoólicas, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 anos, em tamanho e local de ampla visibilidade, além de ter o cuidado para que nas dependências de seus estabelecimentos comerciais não ocorra o consumo de bebidas alcóolicas por crianças e adolescentes.

Outra orientação do projeto é quanto à disposição das bebidas nos ambientes comerciais. “Nos estabelecimentos que operam no sistema de autosserviço, tais como supermercados, lojas de conveniência, padarias e similares, as bebidas alcoólicas deverão ser dispostas em locais ou estantes específicos, distintos dos demais produtos expostos”, prevê o § 3° do artigo 2° da iniciativa.

A proposta estabelece ainda multa que varia de 100 UFERMS (R$1.608,00) a 500 UFERMS (R$8.040,00) ao comerciante que desrespeitar a normas previstas no projeto. Apresentado hoje, a proposta segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa.

Nos siga no Google Notícias