ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Deputado quer proibir restaurantes de fornecer canudos de plástico

Intenção do projeto é que produtos sejam trocados por materiais biodegradáveis, para contribuir ao meio ambiente

Leonardo Rocha | 22/06/2018 12:17
Projeto foi apresentado pelo deputado Pedro Kemp (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Projeto foi apresentado pelo deputado Pedro Kemp (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O deputado Pedro Kemp (PT) apresentou projeto que proíbe restaurantes, bares, hotéis, padarias, conveniências, clubes, salões de dança e estabelecimentos de fornecer canudos de plástico, em Mato Grosso do Sul. Ele alega que este material traz danos ao meio ambiente e que deve ser substituído por itens biodegradáveis.

“Na Europa já está em andamento a total extinção do uso do produto. No Brasil, tramitam em vários Estados projetos que proíbem o fornecimento de canudos no comércio. Estudos apontam grande dano ao meio ambiente, uma vez que o material possui em média 200 anos para decompor”, justificou o autor.

A proposta ainda sugere que os estabelecimentos forneçam canudos papel biodegradável, material comestível ou biodegradável. Quem não cumprir tais medidas, poderá sofre multas que variam entre R$ 5.266,00 a R$ 10.532,00. O autor destaca que a proibição é sobre o fornecimento e não em relação a fabricação ou a distribuição no comércio varejista ou atacadista.

“Queremos contribuir com a redução do uso do plástico e colocar o nosso Estado em evidência internacional no turismo ecológico, engajado na luta contra os canudos plásticos”, afirma ele. O projeto diz que esta lei estadual vai contribuir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A matéria segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada pelos deputados.

Nos siga no Google Notícias