A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

27/02/2013 13:50

Deputado quer "ressuscitar" proposta de mudança do nome de MS

Zemil Rocha
Arroyo quer apresentar projeto sobre a mudança (Foto: Arquivo)Arroyo quer apresentar projeto sobre a mudança (Foto: Arquivo)

A proposta de mudança de nome do Estado de “Mato Grosso do Sul” para “Pantanal” deve voltar a ser discutida na Assembleia Legislativa. Um dos maiores defensores da mudança na Casa, deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR), disse hoje que pretende articular junto com o colega Amarildo Cruz (PT) a apresentação da proposta. “Pretendo conversar com os deputados, principalmente com o Amarildo para apresentarmos um projeto para mudar o nome do Estado”, declarou.

O debate sobre a mudança do nome do Estado foi muito intensa durante o governo de Zeca do PT, defensor declarado da alteração. Na época nenhum projeto chegou a ser apresentado. Havia também a idéia de se fazer um plebiscito, que acabou não sendo convocado. “Ainda sou a favor de fazer o plebiscito antes de apresentar o projeto. Mas vamos conversar com deputados, se devemos apresentar o projeto após plebiscito ou fazermos audiência pública antes”, ponderou Arroyo.

A mudança de nome do Estado, segundo Arroyo, além de dar um ganho de “marketing”, especialmente no setor do turismo, também acabaria com confusões freqüentes, especialmente na imprensa nacional, sobre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “O Estado está perdendo muito em não mudar nome para Pantanal”, argumentou.

 

Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...
Assembleia vota Orçamento de R$ 14,4 bilhões de 2018 na terça-feira
O Orçamento de R$ 14,4 bilhões do Governo de Mato Grosso do Sul para 2018 passará pela votação em segunda discussão na terça-feira (19) na Assembleia...


Por exemplo: Coreia do Norte e Coreia do Sul. Qual a diferença? Gigantesca ne!!! Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, acredito que temos necessidade sim de mudar o nome do estado, o ganho em Marketing distinguiria muito o Produto, a Praça o Preço e a Promoção do nosso povo, talvez a parte leste da serra de Maracaju, não concorde muito mas a oeste sim, temos que tomar cuidado com a sigla do estado do Pantanal, como PN, PT ou PL, imagina se fica PT? Nada contra o partido, mas tem que ser uma identidade nossa e não de referência a partidos, porque não voltar na historia e sugerirmos estado de Campo Grande ou estado de Maracaju, ou ainda estado de Guaicurus ate mesmo estado Terere, ainda temos estado de Bodoquena... enfim reflito que Pantanal pode não ser a melhor das referencias...
 
Claudiney Carvalho em 01/03/2013 21:16:46
Não deve ser usado nenhum tipo de recurso financeiro para mudança de nome do Estado , pois tem projetos mais importantes do que esse. invista na saúde, aumento salarial para os médicos para que a nossa população não fique madrugando nos postos de saúde, atraz de uma vaga para exames e consultas. Campo grande precisa de saúde. De que adianta mudar o nome do Estado se a população não terá saúde para prestrigiá-lo, pense nisso!!!!!!!!!!
 
jucilene de oliveira dias em 27/02/2013 19:06:08
Engraçado...
Não vejo projeto para educação, saúde, segurança publica, lazer, priorizar a terceira idade e dentre outras coisas que poderiam estes politicos se preocupar a fazer.
não, mas tem projeto para mudar o nome do Estado.
Porque estes caras não vão trabalhar de verdade, para mudar o nome do estado com certeza não é de graça envolve money, grana.
Porque não economizar e fazer investimentos em outras areas.
Deputado por favor, vaí trabalhar e esquece esta bobage de mudar nome do estado.
Vai procurar o que fazer...
 
Sebastião Vicente Pereira em 27/02/2013 18:56:58
Vamos mudar o nome do nosso Estado para termos identidade.
Já pensou se na divisão do Estado de Goias ao invés de Tocantins colocassem Goias do Norte ? - até nós sulmatogrossenses estaríamos confundindo os dois Estados ao fazermos qualquer alusão. Já se passaram mais de 35 anos e mesmo daqui a 100 anos, com qualquer tipo de propaganda e divulgação na mídia esta confusão vai continuar. Espero que o deputado Arroyo leve adiante o seu propósito, pois só quem está em contato constante com os meios de comunicação é que sente o quanto estamos sendo prejudicado com isso; principalmente perdendo dividendos que poderiam ser adicinados a renda do Estado e em benefício do nosso povo.
 
Valdir de Paula em 27/02/2013 18:34:05
SUGIRO AO CAMPO GRANDE NEWS E OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO FAZEREAM ENQUETE PRA VER O GRAU DE ACEITAÇÃO DA MUDANÇA OU NÃO DO NOME DO ESTADO... EU SOU FAVORÁVEL A MUDANÇA.
 
mateus costa em 27/02/2013 18:07:29
...Aproveitando o embalo, seria de grande valia se; as autoridades e população de Rio Verde de Mato Grosso/MS, buscassem igual entendimento para mudar o nome dessa querida cidade turística situada ao norte de MS para Rio Verde do Pantanal.
Talvez necessita reavaliar melhor essa proposta.
 
Jose Soares em 27/02/2013 17:32:43
Trata-se de questão de identidade. E não está problemático como era. A questão é mais embaixo, os mato-grossenses sempre foram e continuam muito mais ativos politicamente que nós sul-mato-grossenses. Eles sempre estiveram em Ministérios e outros órgãos do governo federal. Entra presidente e sai, em algum comando direto ou próximo de decisões, veja bem que sempre tem um mato-grossense. Fora isso, é claro: o mato-grossense é mais antigo que o sul-mato-grossense, e o mais objetivo nessa história é que nunca foi feita uma campanha em torno de Mato Grosso do Sul, sua gente, sua cultura e seus produtos. Com longa e abrangente duração. Mudar nome, nesta altura do campeonato só vai ampliar a confusão na falta de identidade.
 
Ruy Sant'Anna em 27/02/2013 17:21:58
O nobre deputado deveria ocupar-se de atividades mais produtivas para o Estado. Não sei de onde é o Deputado, mas seja êle de onde for, não é mais sulmatogrossense que eu . Tenho muito orgulho de minhas raízes cuiabanas e considero-me insultado quando surgem demonstrações de falta de brasilidade como é essa. Marketing é isso que precisamos. Nunca vi uma campanha ou anuncio de MS que merecesse ser lido ou lembrada. Politico só lembra de marketing em época de eleição!
 
Jorge Campos em 27/02/2013 17:00:33
esses deputados não tem o que fazer não somos nós que temos que mudar e sim os outros que tem que aprender que aqui é MS e outra que bancaria o gasto com a troca de placas de veiculos e os documentos que o governo nao que dar de graça ai quem vai pagar estes custos o nobre DEPUTADO?
 
claudinei braz em 27/02/2013 16:45:38
Esses Dois deputados estão de brincadeira, eles deveriam esta preocupados com apresentar projetos e emendas que iriam beneficiar a população, e nao querem mexer com nome do estado, não podemos trocar a nossa identidade.
Se um certo Ex governador tivesse investido em divulgação do nosso estado nas midias nacionais, quem sabe seriamos mais conhecido, mas esse ex governador e hoje vereador, preferiu jogar 1milhão do nosso dinheiro no lixo, ou seja doando para o salgueiro, que nao trouxe retorno nenhum a nós Sulmatogrossense.
Deixe o nome do nosso MATO GROSSO DO SUL.
 
Rondinelio Correa em 27/02/2013 16:39:31
Tantos projetos que deveriam estar em votação como a da criação de novas moradias e ele tá preocupado com o nome do Estado. Faça-me o favor, só o dinheiro que se vai gastar em um possível plebiscito tiraria muita gente das favelas.
 
marivane cavalcanti em 27/02/2013 15:39:33
Ridículo querer mudar o nome do estado para " Pantanal ".... As pessoas erram por ignorância.
 
Raianny Lima em 27/02/2013 15:27:21
Estou de pleno acordo com mudançã do nome do nosso estado. Sou daqui, adoro esta terra mas, não da mais para conviver como adendo de Mato Grosso.Não somos conhecidos nem no Brasil muito menos lá fora.Houve um equivoco muito grande quando da divisão do estado.Há um erro grosseiro no nome Mato Grosso do Sul. Este nome só se justificaria se existisse Mato Grosso do Norte.O nome tem que ser mesmo Estado do Pantanal com a sigla PN, quem nasce na região do pantanal seria Pantaneiro e quem nasce nas outras regiões Pantanence.Não aguentamos mais ouvir erroneamente o nome do nosso estado.Quando uma autoridade chega aqui para dar uma palestra ou uma visita temos que previni-la para não cometer uma gafe. Nos noticiários novelas e na mídia é comum a troca, bonito para o Brasil fica em Mato Grosso.
 
Anagildes Caetano de Oliveira. em 27/02/2013 15:16:30
O deputado pareçe não ter mais o que fazer.Tambem não deve saber que marketing se faz com verbas,verbas para o MS se divulgar na midia nacional,e em horario nobre elevar o nome Mato Grosso do Sul,mostrando a beleza de nosso estado.Mudar nome,significa mudar tudo,desde documentos pessoais até livros.Nasci em Mato Grosso do Sul, agora nasci em...em...Ah! Para com isso!!!
 
samuel gomes campo grande em 27/02/2013 15:04:52
LENDO ESSA MATÉRIA, FIQUEI A PENSAR QUE O NOME DO ESTADO DE MS NÃO DEVERIA MUDAR, MAS, SIM,QUE SE FAÇA NA MÍDIA UMA CAMPANHA EM NÍVEL NACIONAL, DE CONSCIENTIZAÇÃO DO POVO BRASILEIRO. A MEU VER É O QUE ESTÁ FALTANDO.
 
BARBARA TOLEDO em 27/02/2013 15:04:16
Realmente vcs não têm o que fazer, bem como não sabem divulgal o nome do Estado.
Procurem solucionar nossos problemas gravissimos como impostos, ICMS entre outros e coloquem pessoas competentes e não "cabides" no setor de Turismo.
 
Aurelio Nabuco em 27/02/2013 14:50:49
SEM COMENTÁRIOS!

PREOCUPE-SE COM COISAS MAIS ÚTEIS AO ESTADO, MEU!
 
FERNANDO VALADARES NOVAES em 27/02/2013 14:33:43
Sera que não existe algo mais serio para ser apresentado, como esta a saude a habitação e outros interesses publicos.
 
André Luiz de Oliveira em 27/02/2013 14:26:51
Apoio a mudança de nome. Única idéia boa que o Zeca fez no seu governo...
 
Ricardo Sadyama em 27/02/2013 14:20:18
Ao invés de correr atrás de recurso para educação, proposta para atrair novas empressas no estado e fazer oficinas de cursos profissionalizante para os jovens, pois o que vemos e jovens virando marginal . E deputado fica com essa ideia de mudança de nome do estado ainda bem que logo vai chegar as proximas eleições.Ai vms renovar a bancada,como fizemos na camara dos vereadores.
 
Luciana Eugenia em 27/02/2013 14:10:47
Eu apoio. É preciso deixar tudo muito claro antes de apresentar à população, para que o projeto não sofra rejeição prematura.
 
Fernando Hassessian em 27/02/2013 14:02:25
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions