ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Política

Deputado vai marcar reunião com dom Dimas sobre relatório de CPI

Leonardo Rocha | 15/05/2016 15:40
Kemp vai propor audiência com Dom Dimas sobre acusações contra o Cimi (Foto: Assessoria/ALMS)
Kemp vai propor audiência com Dom Dimas sobre acusações contra o Cimi (Foto: Assessoria/ALMS)

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) vai marcar reunião com o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, para discutir o relatório final da CPI do Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Ele alega que no documento se responsabiliza a entidade, ligada a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), pelo conflito no campo.

“Vou propor esta audiência com o Dom Dimas, porque no relatório apresentado diz que o Cimi é o culpado para os conflitos no campo, além disto também responsabiliza a Igreja Católica. Por esta razão é preciso repassar a esta informação ao arcebispo”, disse Kemp.

O deputado também requisitou a Mesa Diretora da Casa de Leis, que anexe seu “relatório paralelo” ao documento final, que será encaminhado para os órgãos de controle, como MPE (Ministério Público Estadual), MPF (Ministério Público Federal), CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Senado Federal, CPI da Funai e até o Vaticano.

“O presidente (Junior Mochi) acatou nosso requerimento e deve publicar meu voto em separado em anexo, junto com o relatório final da CPI”, disse o petista, que não participou da votação do documento, alegando que a “sessão foi relâmpago”, pois quando chegou, já havia terminado. O deputado diz que não existem provas de atos ilegais do Cimi.

Já a presidente da CPI, a deputada Mara Caseiro (PSDB), concorda com o relatório, que apresenta provas que o Cimi financiou e incentivou a invasões de terras em Mato Grosso do Sul, sendo o responsável pela “guerra no campo”, entre produtores e indígenas. Ela alega que existem dados, documentos e depoimentos que comprovam esta ações ilegais.

Nos siga no Google Notícias