ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputado vai propor PEC para Estado realizar plebiscitos

Redação | 17/06/2009 14:47

A Constituição Estadual de Mato Grosso do Sul vai ter artigo prevendo a convocação de plebiscito e referendo. Pelo menos este é o objetivo de um grupo de 10 deputados, que vai apresentar, amanhã, uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) prevendo as consultas populares.

O autor da proposta é o líder do PR na Assembléia Legislativa, deputado estadual Antônio Carlos Arroyo. Com no mínimo 11 assinaturas, ele proporá a PEC, com 10 a 12 artigos, na sessão desta quinta-feira e dará o primeiro passo para consultar a população sobre a mudança de nome do Estado de Mato Grosso do Sul para Pantanal.

Arroyo explicou que a Constituição Estadual é uma das poucas no País que não prevê a realização de plebiscito. A Constituição Federal passou a prever em 1998, enquanto São Paulo incluiu na sua Carta Magna em 2005.

A convocação do plebiscito ou referendo precisará ser aprovado por maior simples no legislativo estadual, que acionará a Justiça Eleitoral. Além da mudança de nome do Estado, o plebiscito poderá ser realizado para ouvir a população sobre a mudança de fuso horário, por exemplo.

Nos siga no Google Notícias