ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados admitem pressão, mas negam que mensagens mudaram votos

Fetems divulgou celular de parlamentares a fim de fazer pressão contra projeto que altera regras para contratar temporários

Jones Mário e Leonardo Rocha | 11/07/2019 12:19
Professores lotaram auditório do plenário da Assembleia durante a sessão de hoje (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Professores lotaram auditório do plenário da Assembleia durante a sessão de hoje (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Deputados estaduais reconheceram que receberam enxurrada de mensagens via WhatsApp entre ontem e hoje, após a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) divulgar os números dos 24 parlamentares. Os educadores queriam que a categoria fizesse pressão contra o projeto de lei que altera regras para contratação de professores temporários da Rede Estadual de Ensino, aprovado hoje em segunda votação. Segundo parlamentares, a intimidação não influenciou nos votos.

A proposta foi aprovada com 14 parlamentares favoráveis e sete contrários na segunda apreciação. Na primeira, realizada ontem, o placar ficou em 18 a 4.

O deputado Marçal Filho (PSDB) reconheceu a chuva de mensagens. Ele foi favorável à proposta na primeira votação, mas mudou voto na segunda. O tucano diz que apreciou a legalidade da matéria na primeira e o mérito na posterior. “Queria fazer modificações, mas não deu tempo”, disse.

Da base do governo, Marçal revelou que não espera retaliação por ter se posicionado contra o projeto enviado pelo Poder Executivo. “Espero que o partido, por ser democrata, entenda que foi um voto por convicção”.

Também tucano, Onevan de Matos foi outro que mudou de opinião. Depois de apoiar o projeto na primeira votação, foi contra na segunda. “Tive muito apoio dos professores na última campanha eleitoral. Não tinha porque ir contra o que eles queriam”, falou.

Carlos Alberto David (PSL) também admitiu que recebeu inúmeras mensagens, mas manteve o voto favorável por entender que o projeto é benéfico aos professores. “Eles terão contrato de um ano, direito a férias e 13º, além de outros benefícios que não tinham antes”.

Por sua vez, o deputado Marcio Fernandes (MDB) assegura que, diferente dos colegas, não recebeu mensagens de professores entre ontem e hoje. Ele votou pela aprovação do texto nas duas apreciações. “São mudanças que vão fazer bem para os professores. Fixaram critérios que antes não tinham”.

Projeto – Apresentado pelo Executivo, o projeto altera pontos na contratação de professores temporários. Entre as alterações estão a previsão de processo seletivo para a escolha dos educadores, com formação de cadastro reserva. Atualmente a convocação é feita mediante análise curricular. O contrato, que hoje é de seis meses, passa para um ano e pode ser prorrogado por mais um.

Professores de sistema prisional terão direito a adicional de 30% e não mais 50%, como é atualmente. Além disso, profissionais lotados em escolas distantes poderão receber adicional de até 10%, dependendo da distância. Grávidas durante período de contrato terão estabilidade de até cinco meses após o parto.

Segundo líder do governo na Assembleia, José Carlos Barbosa, o projeto pode trazer economia de até R$ 130 milhões aos cofres públicos.

O texto segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias