ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputados aprovam campanha e medidas preventivas contra a depressão

Leonardo Rocha | 03/08/2017 12:54
Deputados aprovaram projeto, durante sessão desta quinta-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados aprovaram projeto, durante sessão desta quinta-feira (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que cria campanhas e ações preventivas de combate a depressão e outras doenças voltadas a ansiedade, síndrome do pânico, esquizofrenia, transtorno de bipolaridade e até mal de Alzheimer. A intenção é que estes temas possam ser debatidos por especialistas e seja de acesso à população.

O projeto ainda institui o mês "Agosto Verde", para que durante este período todos estes temas e atividades sejam desenvolvidas. Haverá campanhas públicas com a participação de profissionais qualificados sobre o tema, que trate da prevenção para o diagnóstico precoce destas doenças.

Os autores da proposta Paulo Siufi (PMDB), George Takimoto (PDT), Paulo Corrêa (PR), Pedro Kemp (PT), Antonieta Amorim (PMDB) e Maurício Picarelli (PMDB), ainda buscam uma integração entre órgãos públicos e privados, em ações conjuntas nas comunidades, para que a população tenha acesso às informações.

Também estão previstos a entrega de informativos educativos, além de palestras, audiências públicas, seminários e conferências. O objetivo é que as pessoas que entenderem estar entre estes casos, possam buscar o devido tratamento.

"Esta ideia surgiu após a realização de uma audiência pública aqui na Assembleia, onde ficamos muito tocados pela questão dos aspectos que levam a depressão, assim como as demais doenças, foi um dos eventos que mais gostei de participar na minha vida parlamentar", disse Siufi.

O projeto agora segue para as comissões de mérito, para depois ser novamente votado no plenário da Assembleia. Caso seja aprovado, segue para o crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a matéria.

Nos siga no Google Notícias