A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017

11/09/2013 08:13

Deputados aprovam projeto que obriga órgãos públicos a ter intérprete de libras

Leonardo Rocha
Projeto destaca as dificuldades dos deficientes de auditivos de se comunicarem sem intérprete (Foto: Divulgação)Projeto destaca as dificuldades dos deficientes de auditivos de se comunicarem sem intérprete (Foto: Divulgação)

Os deputados estaduais aprovaram em primeira votação o projeto de lei que obriga os órgãos públicos estaduais a terem no mínimo um intérprete de libras em sua equipe de trabalho. Esta regra também será aplicada nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de todo Estado.

Esta proposta modifica a lei 3.181 que tratava sobre a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais em órgãos públicos. A proposta previa que os locais não deveriam oferecer obstáculos ao acesso de pessoas com necessidades especiais. “Agora iremos ampliar este acesso, em especial aos surdos que precisam ter uma comunicação ideal e ter seu atendimento e consulta facilitada”, ressaltou Dione Hashioka, autora do projeto.

A deputada ainda destacou que as UPAs devem ser as prioridades deste projeto, já que no atendimento médico, as pessoas com deficiência auditiva têm “dificuldade” de apresentar os sintomas sobre sua condição física. “Já existia uma lei de 1996 que o Estado de Mato Grosso do Sul que reconhece a língua gestual codificada em libras como meio de comunicação”, ponderou ela.

O projeto de lei deve ser levado ao plenário para segunda votação e depois segue para análise do executivo, que decide se veta ou sanciona a proposta.

Câmara adia de novo votação da PEC que cria distritão e fundo eleitoral
Após várias tentativas de votação nesta terça-feira (22), a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que altera o sistema político-e...
Câmara aprova parcelamento de dívidas de Estados e municípios com o INSS
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, 22, em plenário, a medida provisória 778/2017, que permite Estados e municípios parcelarem...
Votação da PEC do fim das coligações será retomada nesta quarta-feira
A Comissão Especial da PEC 282/2016, que propõe o fim das coligações partidárias e estabelece cláusula de barreira, teve que suspender o processo de ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions