ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Deputados criticam paralisação de obra, com manutenção de pedágio

Reunião sobre o tema vai ocorrer hoje a tarde em Brasília

Leonardo Rocha | 25/04/2017 12:55
Deputados Onevan de Matos e João Grandão fizeram críticas a paralisação da obra (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados Onevan de Matos e João Grandão fizeram críticas a paralisação da obra (Foto: Victor Chileno/ALMS)

 Os deputados criticaram a decisão da empresa CCR MS Via, de paralisar a obra de duplicação na BR-163, e ainda manter a cobrança do pedágio. Eles usaram a tribuna para solicitar uma solução para o impasse, nem que seja a realização de uma nova licitação.

"Não vamos ficar calados diante deste impasse, O mínimo que se espera, enquanto as obras estiverem paralisadas, é a imediata suspensão da cobrança de pedágios", disse o vice-presidente da Assembleia, o deputado Onevan de Matos (PSDB).

O tucano ainda lembrou das demissões dos funcionários, que estavam trabalhando na duplicação da rodovia BR-163. "Temos um grave problema de infraestrutura e de não cumprimento de contrato de licitação, não podemos esquecer dos mais de 2 mil pais de família que estarão desempregados e amargarão severas dificuldades", ponderou.

O deputado João Grandão (PT) resaltou que é preciso buscar uma solução, nem que seja uma nova licitação para contratar outra empresa. Ele lembrou que já foi marcado para o dia 24 de maio, uma audiência pública para discutir o tema na Assembleia, com a participação de representantes da CCR MS Via e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

O líder do Governo, Rinaldo Modesto (PSDB), aproveitou para dizer que o executivo estadual está trabalhando para buscar uma solução, tanto que tem uma reunião hoje (25), em Brasília, com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, para discutir o tema, com a participação da bancada federal.

"O governo não está de braços cruzados, tem esta reunião em Brasília justamente para ter uma posição da União, mas entendo que enquanto a obra estiver parada, não se pode cobrar pedágio. Além disto, existe muita coisa a se fazer nesta duplicação", disse o tucano.

Obra - A CCR MSVia suspendeu as obras de duplicação, pedindo uma revisão no contrato, alegando que desde a assinatura, as condições econômicas do país mudaram, as taxa de juros subiram de 5% para 7,5% no período e em 2013, quando as projeções foram feitas, o Brasil não passava pelas dificuldades, que iniciaram em 2014.

Este contrato assinado em março de 2014, exige que as obras estejam terminadas até o quinto ano da concessão, ou seja, 2020. Porém, a CCR propõe que haja duplicação de 400 km até o décimo e 15º ano de concessão. A BR-163 tem 806 km de duplicação para ser realizado em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias