ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 33º

Política

Deputados discutem formação de bloco para reduzir poder do PMDB

Aline dos Santos e Paula Vitorino | 05/02/2013 12:15
Paulo Côrrea (centro) quer duas vagas para os partidos menores. (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Paulo Côrrea (centro) quer duas vagas para os partidos menores. (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

Uma proposta de reduzir o poder do PMDB nas comissões movimentou a primeira sessão da Assembleia Legislativa. No plenário, o deputado estadual Paulo Côrrea (PR) propôs que em vez de duas indicações, o partido de maior bancada indicasse apenas um nome. A outra vaga ficaria destinada aos partidos nanicos.

Segundo Côrrea, a mudança não seria em todas as comissões. “Seria para algumas, como a de Saúde”, afirma. Conforme o presidente da Assembleia, Jerson Domigos (PMDB), a alteração só pode ser feita em caso de formação de bloco partidário.

A questão é discutida em reunião na presidência. De acordo como peemedebista Júnior Mochi, o partido, a exemplo dos outros anos, está aberto à negociação. “O PMDB pode indicar os dois nomes. Isso não quer dizer, necessariamente, que faça as duas”, salienta.

Cada comissão é formada por cinco parlamentares. Com cinco deputados, o PMDB indica dois nomes. O PSDB, que tem quatro parlamentares, indica um nome. E o PT, também com quatro deputados, indica um parlamentar. A vaga restante é dividida ente os demais partidos. Na nova proposta, os nanicos ficariam com duas vagas.

Poder – A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), a mais importante da Casa de Leis, deve ser presidida pelo deputado Marquinhos Trad (PMDB). O PSDB indicou Márcio Monteiro. Já o PT indicou Amarildo Cruz para a comissão. A CCJ avalia se os projetos são constitucionais, e, portanto, se podem tramitar.

Os lideres do partido também foram definidos, conforme já divulgado ontem. Eduardo Rocha será líder do PMDB e Rinaldo Modesto vai liderar o PSDB. No PT, a liderança ficou com Laerte Tetila . No PTdoB, a liderança segue com Márcio Fernandes. O PR será liderado por Paulo Côrrea. Os demais partidos tem apenas um representante: PDT, DEM, PPS, PSL, PSB e PP. Os partidos nanicos indicaram Lauro Davi (PSB).

Nos siga no Google Notícias