ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Deputados esperam que novo projeto sobre taxas cartorárias reduza valores

Audiência sobre o tema vai ocorrer amanhã (09), no plenário do Tribunal de Justiça

Fernanda Palheta e Leonardo Rocha | 08/05/2019 12:59
Deputados José Carlos Barbosa (DEM), Rinaldo Modesto (PSDB) e Gerson Claro (PP), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados José Carlos Barbosa (DEM), Rinaldo Modesto (PSDB) e Gerson Claro (PP), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Com a volta da discussão sobre as “taxas cartorárias” a partir da audiência pública marcada para esta quinta-feira (9), pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), os deputados estaduais esperam que o novo projeto reduza os valores cobrados em Mato Grosso do Sul.

Após a primeira proposta enviada pelo Tribunal de Justiça no final de 2017, receber várias crítica ser retirado pelo Poder Judiciário da tramitação na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), a reabertura do debate busca a elaboração de uma nova proposta para que seja votado pelos deputados ainda neste ano.

O deputado José Carlos Barbosa (DEM), que acompanhou todo o processo sobre o assunto, destaca a importância do tema voltar para a pauta, mas reforça que o principal debate será realizado na Assembleia, quando o projeto foi apresentado novamente.

Para o democrata, o principal objetivo da nova proposta é atender aos anseios da sociedade, ou seja, que as taxas fiquem mais baratas. “Tem procedimento em que é cobrado R$ 10 mil aqui [em Mato Grosso do Sul] e o mesmo procedimento custa R$ 3 mil no Paraná”, aponta. Segundo ele com diferença dos valores muitas pessoas e empresas preferem lavrar contratos nos estado vizinhos.

Já o deputado estadual, Gerson Claro (PP), que representará a Assembleia na audiência pública, afirma que espera que as entidades possam apresentar suas sugestões para o novo projeto e que o Tribunal de Justiça possa elaborar uma proposta que atenda os anseios da população. A expectativa do parlamentar é que após a audiência a nova proposta seja enviada em breve para a ALMS, para que possa tramitar na Casa de Leis.

Nos siga no Google Notícias