A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 20 de Outubro de 2019

21/03/2019 11:57

Deputados estaduais vão vistoriar barragens da Vale e da Vetorial

A medida, segundo deputado Evander Vendramini, é para avaliar os riscos à população do entorno; grupo viaja amanhã para fiscalizações durante todo o dia

Silvia Frias e Leonardo Rocha
Imasul fez vistoria na Vetorial em fevereiro e encontrou problemas na estrutura (Divulgação/Imasul)Imasul fez vistoria na Vetorial em fevereiro e encontrou problemas na estrutura (Divulgação/Imasul)

Amanhã, quatro deputados estaduais vão a Corumbá para vistoriar as barragens da Vale S/A e da Vetorial Mineração S/A (antiga MMX). Essa vistoria foi pedida em fevereiro e será realizada durante todo o dia.

Participam da vistoria os deputados Evander Vendramini (PP), Herculano Borges (PSD), Felipe Orro (PSDB) e Lucas de Lima (SD). Às 8h30, está prevista reunião na Vale e, às 9h30, o grupo segue para as barragens de rejeitos das empresas. No período da tarde, está prevista a fiscalização nas barragens da Vetorial. 

Segundo o deputado Evander Vendramini, os parlamentares fizeram consulta prévia a profissionais da área para ter subsídios nos questionamentos que serão feitos aos responsáveis pelas barragens em Corumbá.

No total, há 21 barragens em Corumbá. A medida, segundo Vendramini, é para avaliar os riscos à população do entorno. O rompimento poderia afetar uma comunidade próxima, três balneários, um assentamento e uma escola.

Os parlamentares pediram apoio de equipe do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS), mas receberam informação de que o grupo já havia feito a vistoria. Laudo divulgado em fevereiro apontou infiltrações em duas barragens da Vetorial.

A vistoria foi pedida em decorrência do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), ocorrido no dia 25 de janeiro. Foram 210 mortes confirmadas até agora e 96 pessoas ainda estão desaparecidas.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions