ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Disputa pelo comando da Assembleia começa com vários interessados

Parlamentares disseram que as articulações começam após o final do segundo turno

Leonardo Rocha | 18/10/2018 13:25
Deputados José Carlos Barbosa e Zé Teixeira, ambos do DEM, durante sessão (Foto: Divulgação/ALMS)
Deputados José Carlos Barbosa e Zé Teixeira, ambos do DEM, durante sessão (Foto: Divulgação/ALMS)

A disputa pelo comando da Assembleia a partir de 2019 já tem vários interessados, que neste primeiro momento colocam o “nome à disposição”, no entanto garantem que a articulação vai começar somente depois do segundo turno, quando for definido o governador para os próximos quatro anos.

Os deputados já confirmaram que a tendência é que o comando seja de um “parlamentar experiente”, que já conheça os trâmites e regras do legislativo, além de ser um “conciliador”, que consiga o apoio de várias bancadas, desta vez mais diversificada do que nas gestões anteriores.

Outro fato de consenso entre eles é que a “quantidade de votos” na eleição não fará diferença na disputa interna e que os “novatos” dificilmente ficarão com a presidência. Alguns deputados já se apresentaram como opções ao pleito, como o líder do MDB, Eduardo Rocha, assim como o atual vice-presidente, Onevan de Matos (PSDB).

O 1° secretário da Assembleia, o deputado Zé Teixeira (DEM), também garantiu que “almeja” o cargo de presidente, mas lembra que para chegar ao comando, precisa ter 13 votos dentro da Assembleia. “Quem conseguir o apoio da maioria (13 dos 24), se credencia ao cargo, meu nome está à disposição, até por ser um desejo de todo parlamentar que chega aqui".

Disputa - O democrata lembra que esta disputa sempre é feita em “nível elevado”, sem brigas internas, citando que deve ter fortes concorrentes, como Londres Machado (PSD), que retorna para Assembleia, para o seu 13° mandato no legislativo, em que presidiu a Casa de Leis em várias oportunidades. “Pela sua experiência e trabalho feito aqui, entra como concorrente”, diz Teixeira.

José Carlos Barbosa (DEM), descrito pelos colegas como “conciliador” e de bom trânsito entre as bancadas, disse que também pode competir ao cargo, lembrando que precisa “arrumar” 13 apoiadores ao projeto. “Qualquer um dos deputados está apto para disputar, mas é um assunto que fica para depois do segundo turno”.

O PSDB com a maior bancada do legislativo, com cinco integrantes, segue com mais chances de eleger o presidente, e pode ter outros dois concorrentes: Rinaldo Modesto e Paulo Corrêa. No entanto os deputados alertam que com 13 partidos na nova legislaturas, vai levar quem conseguir formar os acordos com as bancadas.

Nos siga no Google Notícias