ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Na Assembleia, maioria defende que novo presidente tenha "experiência"

Pleito para escolher o novo comando da Casa de Leis ocorre em fevereiro do próximo ano

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 17/10/2018 12:15
Plenário da Assembleia Legislativa de MS visto de cima. (Foto: Arquivo/ALMS).
Plenário da Assembleia Legislativa de MS visto de cima. (Foto: Arquivo/ALMS).

A eleição para definir o próximo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é só em fevereiro de 2019, mas os deputados estaduais começam se movimentar e opinar sobre como deve ser o perfil e características do dirigente.

Até o fim do ano, preside os trabalhos da Casa de Leis o deputado Junior Mochi (MDB). Em 2018, o parlamentar não disputou a reeleição para o cargo para concorrer ao Governo de MS, sendo derrotado. Portanto, não estará na Assembleia no próximo ano.

Com um parlamento eleito com mais partidos do que o atual mandato, a tendência é que haja disputa de candidaturas, diferente do que ocorria até então, quando a chapa era única, definida por consenso.

O deputado Lídio Lopes (PATRI) entende que a disputa pode ocorrer justamente porque há muitos novatos. Dos 24 parlamentares eleitos, oito pisam na Assembleia como deputado pela primeira vez a partir do ano que vem.

Independentemente do cenário, Lidio afirma que o candidato a presidente tem de ter experiência, conhecer as vivências do Legislativo e saber aglutinar as várias bancadas. "Tem de saber lidar com oposição e situação".

Onevan de Matos, do PSDB, concorda que o postulante deve ter experiência e, por isso, acredita que deputados que vem de outros mandatos têm vantagem. Acrescentou que, na Casa de Leis, para escolher o presidente não vai importar se o eleito nas urnas teve mais votos.

Entre os cotados, Onevan disse que vai colocar o nome à disposição, afirmando que vai participar do processo. 

O pensamento é compartilhado pelo deputado Pedro Kemp (PT), que deve se apresentar para disputar algum outro cargo na Mesa Diretora. Para ele, o novo presidente deve conhecer a Casa de Leis e ter bom contato com a maioria, características só possíveis em quem já exerceu mandatos como parlamentar.

José Carlos Barbosa, mais conhecido como Barbosinha (DEM), discorda sobre o próximo presidente ser, necessariamente, alguém antigo, "já que todos podem disputar". Avalia, por outro lado, que a tendência é os com mais tempo de casa sejam eleitos.

O PSDB é a maior bancada da Assembleia Legislativa e continuará sendo em 2019, portanto, é o partido com mais viabilidade para apresentar candidatura. Rinaldo Modesto, atual líder do governo no Legislativo de MS, disse que não descarta a possibilidade, mas que vai esperar o fim do 2º turno para discutir a questão.

Nos siga no Google Notícias