ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Duarte defende fim da pesca comercial para acabar com a exploração

Wendell Reis | 09/11/2011 14:50

O deputado estadual Paulo Duarte (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta quarta-feira (9) para dizer que vai solicitar uma relação dos pescadores profissionais do Estado. O deputado quer saber exatamente o tamanho da categoria para identificar um problema comum no Estado, que é a exploração dos pescadores.

Duarte relatou que esteve recentemente no Rio Paraguai, onde constatou a miséria que vive a população ribeirinha, em sua maioria sem luz e em extrema dificuldade. Segundo o deputado, a categoria sobrevive em condições precárias porque são explorados por atravessadores, que os mantém quase que em escravidão, comprando o pescado por valores bem abaixo do mercado.

O deputado acredita que por não ter o envolvimento de todos os setores, o problema é esquecido. Ele defende que seria muito mais vantajoso se os pescadores vivessem de turismo. Segundo Duarte, quem conhece a realidade do pescador sabe que eles não querem que seus filhos sigam sua profissão, pois sabem das dificuldades enfrentadas. “ A pesca vai acabar por bem, de forma planejada, ou por mal, com o fim dos peixes”.

O deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) pediu a palavra e lembrou que já aborda o assunto desde o início do primeiro de seus cinco mandatos. Ele ressaltou que foi o primeiro a criar uma lei que garantiu um estudo mais aprofundado sobre período de proibição da pesca. Arroyo afirmou ainda que a maioria dos pescadores são usados como massa de manobra por atravessadores.

Ao encerrar o discurso Paulo Duarte lembrou que a pesca comercial é uma forma primitiva de caça, que não pode permanecer em pleno século 21 e com benefício para apenas uma parte da população.

Nos siga no Google Notícias