ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Duarte questiona destino de verba de empréstimo consignado de servidor

Edmir Conceição | 22/11/2011 19:19
Deputado Paulo Duarte (PT). (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Deputado Paulo Duarte (PT). (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

Voto contrário à aprovação da DRU estadual (desvinculação das receitas), na parte que cabe ao Estado dos juros de empréstimos consignados a servidor, o deputado Paulo Duarte (PT) questionou, hoje, a alteração nos critérios que regulam a aplicação dos recursos provenientes da economia de despesas em órgãos e entidades do Poder executivo.

De acordo com o deputado, o governo sugere que os valores pagos pelo Banco do Brasil ao Estado das consignações da folha de pagamento dos servidores de Mato Grosso do Sul, cerca de 2%, possam ser destinados para outros órgãos ou entidades da administração pública estadual. Atualmente a arrecadação é destinada única e exclusivamente para a Fundação Escola de Governo, que realiza a qualificação do servidor público.

Duarte diz que a alteração não tem nenhum sentido, porque o dinheiro arrecadado vem do próprio servidor público, já que a instituição financeira acaba repassando os 2% para as taxas de juros praticadas nos empréstimos consignados. Para ele o dinheiro deve continuar sendo aplicado na Escola de Governo para a formação do funcionário e que a alteração na Lei 2.367, de 20 de dezembro de 2001 só vem a prejudicar o funcionalismo.

“Os mais de 50 mil servidores do Estado já lutam há anos para tentar acabar com o monopólio dos consignados. E agora ainda terão de bancar mais essa conta? Os órgãos e entidades já tem sua previsão orçamentária! Vai tirar do servidor e vai aplicar aonde?”, questiona.

Com a aprovação do Projeto de Lei 196/11, Paulo Duarte pretende entrar com requerimento solicitando do Governo do Estado e do Banco do Brasil informações sobre os valores arrecadados e de que forma o dinheiro será aplicado.

Nos siga no Google Notícias