ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Eleição para diretor e novas escolas em tempo integral dominam debate

Aline dos Santos | 18/09/2012 12:58

Aos candidatos, professores apontaram problemas como drogas e fechamento de sala de aula

Candidatos debateram propostas para educação nesta terça-feira. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Candidatos debateram propostas para educação nesta terça-feira. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Eleição direta para diretor e ampliação das escolas em tempo integral foram os temas predominantes no debate promovido pela ACP (Sindicado Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) com os candidatos a prefeito nesta terça-feira.

Candidato pelo PMDB, Edson Giroto afirmou que vai ampliar as escolas em tempo integral, que vão passar a atender também alunos do 6º ao 9º ano. Pagamento de piso salarial de R$ 1.454 por 20 horas e implantação de um 1/3 de hora-atividade para planejamento integram a lista de compromisso do peemedebista.

Sobre a eleição direta para diretor de escolas e Ceinfs (Centro de Educação Infantil), Giroto explicou que, atualmente, a eleição para diretor é uma seleção com a participação de escolas, ACP e Semed (Secretaria Municipal de Ensino). “Vai ser discutido junto com a ACP. O PNE [Plano Nacional de Educação] assim exige”, afirma sobre eleição direta nas escolas.

O petista Vander Loubet prometeu eleição direta e fazer com que a educação em tempo integral chegue a 30% em quatro anos. O candidato do PT afirmou que vai ampliar a rede de Ceinfs, que, hoje, segundo ele, tem déficit de 33 mil vagas. Outra proposta foi a redução de alunos nas salas de aulas.

Sidney Melo, candidato do Psol, defendeu a implantação de 1/3 de hora atividade, eleição direta na Reme (Rede Municipal de Ensino). “Educação não é favor do município. Os professores vão ter segurança física e emocional”, afirma.

Marcelo Bluma (PV) pregou a construção da sustentabilidade, eleição democrática para gestão das escolas e que a educação infantil seja vinculada à secretaria de Educação.

Candidato do PSDB, Reinaldo Azambuja também defendeu que a secretaria de Educação administre integralmente os Ceinfs. Segundo o tucano, será implantada a jornada de trabalho com tempo para planejamento das aulas. “Vamos contratar os mil professores para cobrir a lacuna”, afirma. Conforme o candidato, seu plano de gestão inclui eleição direta e informatização de escolas.

Alcides Bernal (PP) afirmou que vai implantar as propostas apresentadas no debate. Ele relatou que estudou em escola pública e que conhece a realidade dos professores por ter vários profissionais da educação na família. Suel Ferranti (PSTU) não compareceu ao debate, realizado no teatro Glauce Rocha, por conta do falecimento de sua irmã.

Boca-de-fumo e saúde – Numa das rodadas do debate, os professores fizeram perguntas diretamente aos candidatos. Os profissionais apontaram dificuldades como insegurança, devido a bocas-de-fumo nas imediações dos colégios, fechamento de salas de aula, falta de reformas nas escolas e rotina estressante que leva ao afastamento dos professores do ambiente escolar.

Nos siga no Google Notícias