ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Eleição para reitor da UFMS é marcada para 4 de agosto

Redação | 27/06/2008 13:12

A comunidade da maior universidade publica de Mato Grosso do Sul, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai às urnas no dia 4 de agosto, pouco depois da volta às aulas das férias de meio de ano, para a escolha do novo reitor. A data foi definida hoje em reunião do Coun (Conselho Universitário) da instituição, formado por 43 membros.

Na reunião, ficou definido ainda que as regras para a votação vão manter o voto proporcional, ou seja, o dos professores continuará tendo peso maior do que o dos alunos e técnicos. Presidente do Conselho, o reitor da UFMS, Manoel Catarino Paes Peró, afirma que essa mudança nas regras para a eleição, reivindicada principalmente pelos alunos, só pode ocorrer via lei federal.

A votação para a sucessão do reitor da UFMS vai acontecer este ano mais tarde do que a última eleição, que foi em maio. A indefinição sobre a data vinha provocando reclamações tanto entre alunos quanto de docentes. Havia uma preocupação de que o pleito fosse marcado em período de férias.

Na reunião de hoje, foram sugeridas quatro datas e a maioria dos conselheiros optou pelo dia 4 de agosto.

Para um dos conselheiros e pré-candidato ao cargo, o pró-reitor de Ensino de Graduação, César Benevides, é uma data que vai pegar os alunos voltando das férias, que se encerram no dia 27 de julho, e, como afirma, haverá pouco tempo para o debate.

Benevides apresentou como proposta de data da eleição o dia primeiro de setembro, alegando que, dessa forma, os candidatos terão mais tempo para expor propostas à comunidade da UFMS.

O reitor Manoel Peró pensa diferente. Depois de ressaltar que quem definiu a data foi o colegiado, e que sequer votou, o que só ocorre em caso de empate, Peró afirmou que os candidatos já estão postos e já em campanha há algum tempo.

Quem deve disputar - São quatro pré-candidatos: a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Célia Maria da Silva, que tem apoio do reitor, o professor César Benevides, e os professores Jair Vicente e Antônio Osório.

Só o número de votantes já faz da eleição da UFMS uma das mais movimentadas no Estado: são 17,6 mil mil, 15 mil deles estudantes, 1,8 mil funcionários e 800 professores.

Mas o que mais chama a atenção é o tamanho do orçamento que o novo reitor administrará: cerca de R$ 240 milhões na gestão de 2008 a 2012.

O processo eleitoral prevê que seja formada uma lista tríplice entre os mais bem votados. Essa lista é enviada ao presidente da República, que é quem define entre os nomes. A tradição é que o mais votado seja escolhido.

Nos siga no Google Notícias