ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

AGU quer apresentação de dois documentos na votação

Paulo Fernandes | 01/10/2011 14:34

Se depender da AGU (Advocacia-Geral da União), o eleitor terá que apresentar dois documentos na hora da votação: o título de eleitor e um documento de identidade com foto.

Uma manifestação neste sentido foi encaminhada ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta pelo Diretório Nacional do PT defende o uso de apenas um documento.

Para a AGU, a exigência de apresentação de dois documentos integra o conjunto de normas que disciplina o exercício regular do direito de voto, "não implicando injustificável cerceamento à cidadania e à soberania popular".

A Advogacia-Geral da União afirma que a apresentação de dois documentos aprimora o processo de identificação do eleitor pela mesa eleitoral e evita a ocorrência de fraudes no momento da votação.

Já o PT sustenta que, ao exigir a apresentação do título de eleitor e de documento de identificação com foto, o exercício do direito de voto pelos eleitores, previsto na Constituição Federal, seria restringido, injustificadamente.

A manifestação da AGU, entretanto, é pela improcedência do pedido feito pelo diretório partidário. Ela pede que a exigência do título de eleitor mais documento com foto no momento da votação seja declarada constitucional pelo STF.

Nos siga no Google Notícias