ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Eleitor que faltou no primeiro turno pode votar no próximo domingo

Ele terá que justificar ausência, mas tem prazo de 60 dias para enviar documento à Justiça Eleitoral

Por Aline dos Santos | 24/10/2018 07:42
Segundo turno das Eleições acontecerão no próximo domingo, dia 28. (Foto: Paulo Francis)
Segundo turno das Eleições acontecerão no próximo domingo, dia 28. (Foto: Paulo Francis)

O eleitor que não votou no primeiro turno das Eleições 2018, realizado em 7 de outubro, poderá votar no segundo turno, marcado para o próximo domingo (dia 28), desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Ou seja, o título precisa se encontrar ativo, sem estar cancelado ou suspenso.

A Justiça Eleitoral considera cada turno de votação como uma eleição independente, e o não comparecimento à primeira rodada de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno.

Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), exatamente por ser uma eleição independente, o eleitor ausente no primeiro turno é obrigado a justificar a ausência. A mesma regra vale para o cidadão que não votar no segundo turno. Ou seja, quem não comparecer às urnas nos dois turnos, deverá apresentar duas justificativas à Justiça Eleitoral.

De qualquer modo, o eleitor que ainda não tiver justificado sua ausência no primeiro turno não está impedido de votar no segundo exatamente, porque têm até 60 dias para fazê-lo.