ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Política

Em “ano difícil”, Reinaldo afirma que MS fecha 2017 com contas equilibradas

Governador afirma que Mato Grosso do Sul cumpriu compromissos financeiros e manteve obras, enquanto outros Estados enfrentaram problemas até para pagar o funcionalismo

Humberto Marques e Kleber Clajus | 26/12/2017 15:51
Reinaldo destacou atuação do Estado no setor habitacional. (Foto: Paulo Francis)
Reinaldo destacou atuação do Estado no setor habitacional. (Foto: Paulo Francis)

Em um ano que colocou entre “os mais difíceis para a gestão pública”, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirma que Mato Grosso do Sul chega ao fim de 2017 com as contas equilibradas. Durante a entrega de moradias populares em Terenos –a 25 km de Campo Grande–, ele fez um breve balanço da gestão até aqui, destacando tanto o fato de dificuldades enfrentadas em outros Estados não terem atingido os sul-mato-grossense como a obtenção de resultados positivos em setores como o habitacional.

Reinaldo avaliou que 2017 teve como ponto “extremamente positivo” o equilíbrio financeiro, “porque tivemos um dos anos mais difíceis da gestão pública”. O governador lembrou que muitos Estados enfrentaram dificuldades com o fechamento das contas, incluindo o pagamento do 13º salário do funcionalismo, sendo necessário paralisar investimentos. Enquanto isso, a gestão sul-mato-grossense conseguiu dar andamento a obras e ações, destacou ele.

“Agora, graças ao trabalho e responsabilidade, estamos terminando o ano fazendo entregas em todos os 79 municípios”, salientou o governador, enumerando investimentos nas áreas de saneamento e habitação, que, destacou, permitiram “transformar a crise em oportunidade”.

Casas – Na habitação, Reinaldo citou como exemplo o conjunto habitacional Eduardo Perez Filho I, composto por 98 imóveis construídos ao custo de R$ 7 milhões, por meio de parceria entre governos federal e estadual e a Prefeitura de Terenos. Conforme o governador, a viabilização das unidades ocorreu em um momento de retração nos investimentos da União no setor.

O governador destacou que, com menos recursos do Minha Casa, Minha Vida, foi necessário “buscar alternativas”, como o programa Lote Urbanizado –que garante a preparação de áreas para a construção. A ele, somaram-se as 1.287 unidades financiadas com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que a Caixa Econômica Federal anunciou terem sido contratados no Estado neste ano.

Além disso, destacou-se no evento que Mato Grosso do Sul tem um dos maiores índices do Centro-Oeste em imóveis financiados junto ao FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), bancado pelo FGTS. “Isso mostra a boa dinâmica do nosso setor habitacional em atender as necessidades, diminuindo o deficit de moradias”, complementou o governador.

Nos siga no Google Notícias