ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Em debate, saúde esquenta clima entre Bernal e Giroto

Aline dos Santos | 05/10/2012 00:37
Edison Giroto e Alcides Bernal durante o debate da TV Morena. (Fotos: Gabriel Neris)
Edison Giroto e Alcides Bernal durante o debate da TV Morena. (Fotos: Gabriel Neris)

Tema que protagonizou muita polêmica na campanha eleitoral, a Saúde esquentou o debate dos candidatos a prefeito de Campo Grande. A troca de farpas foi entre Edson Giroto (PMDB) e Alcides Bernal (PP), líderes nas pesquisas eleitorais e cotados para o segundo turno. Na primeira rodada, Giroto questionou como o candidato do Partido Progressista pretende distribuir o orçamento, enfatizando que ele fez diversas críticas ao atendimento na rede municipal de Saúde.

Bernal afirmou que as críticas foram propositivas e reconheceu que a prefeitura investe acima do previsto na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), mas apontou falta de gestão. Giroto rebateu que Bernal é genérico e não responde as perguntas.

Na segunda rodada, mais um embate. Desta vez sobre a Santa Casa, que está sob intervenção do poder público desde 2005. O peemedebista citou que Bernal sofreu infarto no Paraná e solicitou tratamento no hospital de Campo Grande, que hoje, critica. O progressista disse que Giroto gosta de se ater a questões particulares e prometeu melhoras na situação financeira da Santa Casa.

Na tréplica, Giroto disparou. “Impressionante como o candidato se contradiz, Antes falava mal, agora fala bem”.

Também bastante polemizado na campanha, o tema IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) não ficou de fora. Candidato do PT, Vander Loubet afirmou que a medida é possível. “Em cinco anos, subiu 127% e a inflação 23%”, declarou. Giroto afirmou que a cidade teve a maior expansão imobiliária do Brasil e prometeu revisão. “Uma revisão justa, se o valor estiver acima, abaixa o IPTU".

Repetição - Nos dois primeiros blocos, Bernal fez perguntas para Reinaldo Azambuja (PSDB), que, por sua vez, endereçou questionamentos a Marcelo Bluma (PV). Azambuja prometeu melhorias no trânsito.

“Vamos humanizar o trânsito, implantando o que é prioritário, como corredor exclusivo para ônibus, viadutos. O semáforo inteligente, que ainda não chegou a Campo Grande”, afirma.

O tucano também foi questionado sobre a Educação, pasta que o PSDB comandou na gestão do prefeito Nelsinho Trad (PMDB). Azambuja declarou que fará eleição direta para diretores de creches e Ceinfs.

Já Marcelo Bluma destacou que a cidade não resolveu os problemas dos resíduos sólidos, mantendo o Lixão. “Não é possível que se permita todo esse atraso”, disse.

Sidney Mello (Psol) defendeu a construção de novas creches e capacitação dos servidores. “Vamos trazer mais recursos para as novas unidades, usar os espaços ociosos, capacitação do servidor, boa remuneração, plano de cargos e carreiras”, afirma.

O debate da TV Morena é o nono e último encontro entre os candidatos antes das eleições de domingo.

Nos siga no Google Notícias