ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Política

Em MS, 1,8 milhão de eleitores vão às urnas escolher prefeitos e vereadores

Ricardo Campos Jr. | 02/10/2016 06:21
Eleições começam às 8h e seguem até às 17h. (Foto: Alcides Neto)
Eleições começam às 8h e seguem até às 17h. (Foto: Alcides Neto)

A partir das 8h deste domingo (2), 1.875.869 eleitores em Mato Grosso do Sul irão às urnas para escolherem prefeitos e vereadores. O pleito se estende até as 17h, quando as seções serão fechadas para a contabilização dos votos e divulgação dos resultados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Em Mato Grosso do Sul, são 1.003 vagas e 7.388 se registraram para disputá-las. A maior seção eleitoral de Campo Grande é o Teotônio Vilela, que fica na Avenida Souza Lima, no bairro Universitário II, onde votam 6.956 eleitores.

É permitido levar a tradicional cola com os números dos candidatos. Também é autorizada a manifestação individual e silenciosa de apoio ao partido ou candidato de sua preferência, mas não pode utilizar vestuário padronizado, bandeiras, broches nem adesivos que caracterizem manifestação coletiva.

Na cabine de votação, é proibido levar celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota. Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com o auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenha feito o pedido antecipadamente.

Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, o número deste documento é indispensável para o preenchimento da justificativa eleitoral.

Documentos para votar - É necessário, porém, levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e no caso dos indígenas a Carteira de Identidade expedida pela FUNAI). Não será admitida a certidão de nascimento, certidão de casamento tampouco o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).

Quem estiver fora da cidade onde vota deve justificar a ausência por meio de formulário disponível no site do órgão. Será preciso preencher um para cada turno. O documento pode ser entregue em qualquer seção eleitoral ou em até 60 dias após o pleito.

Nesse caso, é preciso ir ao cartório eleitoral levando documento que ateste o motivo da ausência. A assinatura só deve ser feita na entrega, na presença do mesário.

Nos siga no Google Notícias