ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Emenda proíbe promotores de abrirem ação civil contra Assembleia

Deputados alegam que esta prerrogativa cabe apenas ao procurador-geral de Justiça

Leonardo Rocha | 12/03/2019 13:37
Na mesa diretora: deputados Marçal Filho (PSDB), Paulo Corrêa (PSDB), Eduardo Rocha (MDB). Em pré em frente a mesa, Coronel David (PSL), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)
Na mesa diretora: deputados Marçal Filho (PSDB), Paulo Corrêa (PSDB), Eduardo Rocha (MDB). Em pré em frente a mesa, Coronel David (PSL), durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados apresentaram emenda que estabelece que apenas ao procurador-geral da Justiça poderá promover inquéritos e ações públicas ou civis, em relação aos poderes, entre eles a própria Assembleia Legislativa. A intenção é que esta tarefa não seja delegada a promotores.

“Esta prerrogativa já consta na Lei Orgânica do Ministério Público, no entanto a intenção é reforçar esta questão, fechar esta brecha, repassando esta tarefa (eventuais ações) apenas ao procurador-geral”, explicou o deputado José Carlos Barbosa (DEM), vice-presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

O deputado ressaltou que o procurador-geral, cargo maior do MPE (Ministério Público Estadual), é o responsável por fazer determinada representação aos poderes, como Assembleia Legislativa, Poder Executivo, Tribunal de Justiça. “Toda função tem o ônus e o bônus, esta prerrogativa compete ao procurador e não há promotores”.

A emenda foi assinada pela maioria dos deputados. A justificativa é que a intenção é apenas “adequar” as atribuições exclusivas do procurador-geral, entre elas promover o inquérito civil e ação civil pública para defesa do patrimônio (público e social), quando for a secretário estadual, deputado estadual, prefeito, assim como membro do Poder Judiciário, entre outros.

A questão foi abordada pelos deputados no ano passado, quando o então presidente da Assembleia, Junior Mochi (MDB), questionou uma ação do Ministério Público, em relação ao concurso público, porque foi impetrada por um promotor e não pelo procurador-geral de Justiça.

A emenda segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada pelos deputados em plenário. Como tem o apoio dos parlamentares, deve ser aprovada assim que o projeto entrar em votação.

Nos siga no Google Notícias