Palmeiras tem alerta de emergência por risco de cheia do Rio Aquidauana
O aviso de evento crítico foi registrado na noite de ontem, após monitoramento do Imasul
Distrito de Dois Irmãos do Buriti, Palmeiras também tem alerta de emergência diante do aumento do nível do Rio Aquidauana, que passa pela localidade.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O aviso de evento crítico foi registrado às 22h40 de quarta-feira (dia 4). De acordo com as medições realizadas pela Plataforma de Coleta de Dados, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), o rio atingiu a cota de 6,61 metros às 22h30, superando o nível de emergência estabelecido em 6,50 metros, considerado patamar de inundação.
- Leia Também
- Em cidade onde campinho virou piscina, rio ultrapassa cota e segue em elevação
- São Gabriel do Oeste registra maior volume de chuva nas últimas 24h
A situação representa potencial para danos materiais significativos e riscos à integridade da população ribeirinha.
O Imasul aponta que o aumento do volume do Rio Aquidauana está diretamente relacionado às chuvas registradas desde o último fim de semana. Mesmo com a previsão de redução do acumulado nos próximos dias, ainda são esperadas pancadas de chuva na bacia hidrográfica.
"Estamos acompanhando o comportamento do rio em tempo real por meio das plataformas de monitoramento. O nível já ultrapassou a cota de emergência e pode provocar alagamentos em áreas ribeirinhas. A orientação é para que a população fique atenta aos comunicados oficiais e siga as recomendações da Defesa Civil", afirmou o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio.
Alertas já foram emitidos para as cidades de Aquidauana e Coxim devido à elevação dos rios Aquidauana e Taquari.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


