ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Encontro discute contratação de advogados especialistas no setor público

Evento vai ocorrer nesta tarde, na sede da OAB-MS

Leonardo Rocha | 01/08/2017 09:14
O presidente da comissão da OAB-MS, Jean Pierre Vargas e o vice, João Paulo Lacerda (Foto: Leonardo Rocha)
O presidente da comissão da OAB-MS, Jean Pierre Vargas e o vice, João Paulo Lacerda (Foto: Leonardo Rocha)

A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) realiza nesta tarde (01), a partir das 14h, um encontro para discutir a contratação de advogados especializados, para o setor público no Estado. A intenção é mostrar aos gestores que estes profissionais podem contribuir tanto ao controle administrativo e até aumentar a receita dos municípios.

O evento terá a participação de autoridades, como o presidente do TCE (Tribunal de Contas Estadual), Waldir Neves, o presidente do TJ-MS (Tribunal de Justiça de MS), Divoncir Maran, assim como do deputado Junior Mochi (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa e do Procurador-Geral de Justiça , Paulo Passos.

O presidente da comissão da OAB-MS do advogado publicista, Jean Pierre Vargas, ressaltou que a intenção é mostrar aos gestores que este profissional é "imprescindível" nos dias atuais, para trabalhar no controle interno, setor administrativo, questão tributária e no processos de licitação. "Nós trabalhamos em questões específicas, para adequar e melhorar funcionamento da máquina".

Jean ponderou que a maioria dos municípios precisa deste profissional, para fazer a devida consultoria na questão tributária, que teve muitas mudanças na legislação. "São novas leis e controles, como a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), que tem uma série de regras a cumprir, assim como o trato de questões de arrecadação, como no caso do ICMS".

De acordo com ele, o número de profissionais (advogado publicista) que trabalham nesta área ainda é pequena, em comparação aos demais setores. "Dos 15 mil advogados em atuação no Estado, poucos são especialistas em tratar de questões da máquina pública, que estão disponíveis no mercado".

Encontro - O principal convidado do evento será o advogado Juberto Ramos Jubé, presidente da comissão da OAB-MS que trata deste setor em Goiás, que já tem atuação há dez anos. O grupo de trabalho na seccional em Mato Grosso do Sul foi iniciado no mês passado.

O vice-presidente da comissão, João Paulo Lacerda, ressaltou que é importante dizer que este profissional não vai exercer a tarefa da Procuradoria Jurídica dos municípios e Estado e sim atuar em questões específicas, tendo sua contratação temporária ou por determinado período, de acordo com o tema que vai prestar consultoria.

Jean Pierre ainda ponderou que a forma de contratação do advogado publicista, está sendo discutida no STF (Supremo Tribunal Federal), para justamente definir um padrão que será usado pelos órgãos públicos. A questão chegou na Corte a pedido do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Nos siga no Google Notícias