ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Entre as mais votadas, Sidrolândia terá quatro vereadoras a partir de 2021

A cidade que tinha apenas uma vereadora sobe para quatro, o que representa ainda 26% da Câmara

Por Leonardo Rocha | 18/12/2020 13:05
As vereadoras eleitas Cristina Fiuza, Joana Michalski, Vanda Camilo e Juscinei Claro (Foto: Divulgação - Facebook)
As vereadoras eleitas Cristina Fiuza, Joana Michalski, Vanda Camilo e Juscinei Claro (Foto: Divulgação - Facebook)

O município de Sidrolândia, que fica a 71 km de Campo Grande, elegeu quatro vereadoras para Câmara Municipal, a partir de 2021, inclusive tendo a candidata Vanda Camilo (PP) como mais votada da cidade. Elas já foram diplomadas e tomam posse das cadeiras no dia 1° de janeiro.

Além de Vanda Camilo, também foram eleitas Juscinei Claro (PP), irmã do deputado Gerson Claro (PP), Joana Michalski (PSB) e Cristina Fiuza (MDB), que é filha do ex-prefeito Daltro Fiuza (MDB), que inclusive foi eleito neste ano para mais um mandato.

As quatro vereadores ficaram entre as oito mais votadas, com Vanda na primeira colocação, Juscinei na 4° posição, Joana em quinto (lugar) e Cristina na 8° posição. O município tem direito a 15 vereadores na Câmara Municipal.

Apesar de passar de uma para quatro vereadores em 2021, um aumento de 300%, as mulheres ainda vão representar apenas 26% das vagas da Câmara Municipal. Em Campo Grande, por exemplo, a situação é bem pior já que foram eleitas duas parlamentares em 29 cadeiras, e com a recontagem de votos, pode ficar com apenas uma (Camila Jara), o que representaria 3,4% da Câmara.

Desde da última eleição, a Justiça Eleitoral tem criado ferramentas para aumentar a participação das mulheres na política, como repasse de 30% dos recursos do fundo eleitoral, no entanto ainda precisa discutir mais espaço a elas nos partidos. Também segue no Congresso Nacional projetos que preveem "reserva" de cadeiras (mulheres) nos parlamentos municipais, estaduais e federais.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário