ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Entre as mais votadas, Sidrolândia terá quatro vereadoras a partir de 2021

A cidade que tinha apenas uma vereadora sobe para quatro, o que representa ainda 26% da Câmara

Leonardo Rocha | 18/12/2020 13:05
As vereadoras eleitas Cristina Fiuza, Joana Michalski, Vanda Camilo e Juscinei Claro (Foto: Divulgação - Facebook)
As vereadoras eleitas Cristina Fiuza, Joana Michalski, Vanda Camilo e Juscinei Claro (Foto: Divulgação - Facebook)

O município de Sidrolândia, que fica a 71 km de Campo Grande, elegeu quatro vereadoras para Câmara Municipal, a partir de 2021, inclusive tendo a candidata Vanda Camilo (PP) como mais votada da cidade. Elas já foram diplomadas e tomam posse das cadeiras no dia 1° de janeiro.

Além de Vanda Camilo, também foram eleitas Juscinei Claro (PP), irmã do deputado Gerson Claro (PP), Joana Michalski (PSB) e Cristina Fiuza (MDB), que é filha do ex-prefeito Daltro Fiuza (MDB), que inclusive foi eleito neste ano para mais um mandato.

As quatro vereadores ficaram entre as oito mais votadas, com Vanda na primeira colocação, Juscinei na 4° posição, Joana em quinto (lugar) e Cristina na 8° posição. O município tem direito a 15 vereadores na Câmara Municipal.

Apesar de passar de uma para quatro vereadores em 2021, um aumento de 300%, as mulheres ainda vão representar apenas 26% das vagas da Câmara Municipal. Em Campo Grande, por exemplo, a situação é bem pior já que foram eleitas duas parlamentares em 29 cadeiras, e com a recontagem de votos, pode ficar com apenas uma (Camila Jara), o que representaria 3,4% da Câmara.

Desde da última eleição, a Justiça Eleitoral tem criado ferramentas para aumentar a participação das mulheres na política, como repasse de 30% dos recursos do fundo eleitoral, no entanto ainda precisa discutir mais espaço a elas nos partidos. Também segue no Congresso Nacional projetos que preveem "reserva" de cadeiras (mulheres) nos parlamentos municipais, estaduais e federais.

Nos siga no Google Notícias