ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Política

Entre protesto e elogios, Evo chega à fronteira com MS

Redação | 15/01/2009 09:06

O presidente da Bolívia, Evo Morales, já chegou a Arroyo Concepción, cidade na região de fronteira com Mato Grosso do Sul onde inaugura, junto com o presidente Lula, dois trechos do corredor bioceânico, rodovia que ligará o Atlântico (Brasil) ao Oceano Pacífico (Chile e Peru).

Na cidade boliviana, cerca de 300 pessoas esperam pela entrega da obra. Número pouco acima do efetivo policial, armado, inclusive, com fuzis. Próximo ao palco montado na rua, Nelson Mendes, de 40 anos, pretende entregar uma carta a Evo. Acompanhado por 30 pessoas, ele representa um grupo de sem-terra. De acordo com Nelson, uma fábrica quer que 50 famílias deixem uma área de cerca de 5 hectares. "Gosto muito do Lula", afirma o boliviano.

Já Zacarias Sincero, colega de Nelson, endereça elogios a Evo Morales. "Ele está melhorando a Bolívia", argumenta. Contudo, prefere não comentar as ações de oposição que o presidente boliviano sofre na área de fronteira. Na imprensa bolivianaa, a inauguração da obra foi ofuscada pela decisão de Evo Morales de romper relações diplomáticas com Israel.

A expectativa é que a visita de Evo Morales seja marcada por muitos protestos. Enquanto num caminhão, com placas de Ladário, são entregues materiais de divulgação favoráveis ao presidente boliviano, manifestantes protestam cobrando que o governo autorize a instalação de uma mineradora. Empunhando um cartaz de protesto, Renato Soarez relata que a mineradora trará empregos e desenvolvimento.

Fronteira

Nos siga no Google Notícias