A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

10/05/2014 10:02

Equipe dos EUA coordena colocação de placas do Aquário do Pantanal

Josemil Arruda e Luciana Brazil
André conversando com o engenheiro Paulo Leandro (Fotos: Marcos Ermínio)André conversando com o engenheiro Paulo Leandro (Fotos: Marcos Ermínio)
Início do içamento da segunda placa de acrílico de 22 toneladas esta manhãInício do içamento da segunda placa de acrílico de 22 toneladas esta manhã
Visão panorâmica do içamento da pesada placa de acrílico do Aquário do PantanalVisão panorâmica do içamento da pesada placa de acrílico do Aquário do Pantanal
Placa acrílica já colocada; fixação com silicone será daqui a alguns diasPlaca acrílica já colocada; fixação com silicone será daqui a alguns dias

Uma equipe dos Estados Unidos está coordenando a colocação das placas de acrílico no Aquário do Pantanal. Esta manhã foi colocada a segunda placa de acrílico no canteiro de obra sob a orientação da empresa norte-americana Reynolds e o olhar atento do governador André Puccinelli. Ontem tinha sido acoplada à obra a primeira. As duas placas chegaram a Campo Grande em janeiro deste ano, após 67 dias de viagem.

Daqui a alguns dias, os funcionários da Reynolds voltam à Capital para fazer a “fixação da placa” com silicone de alta pressão, que demora 21 dias para endurecer totalmente. Cálculos milimétricos antecipam a colocação dos gigantescas placas. Segundo o engenheiro civil Paulo Leandro, sempre antes da colocação é feito o “Plano Rigging”, que seria um planejamento de como fazer o içamento dessas peças, por questão de segurança. “Nesse plano se calculam capacidade do guindaste, dos cabos”, exemplificou o engenheiro.

As duas placas, que já estão no Aquário do Pantanal, vão dar forma ao aquário que irá dividir o saguão principal do auditório, completados por duas paredes de concretos nas laterais. De um lado e de outro (saguão e auditório), o aquário poderá ser visto. Com 6,15 metros de altura e 9,5 metros de comprimento, esse aquário terá 85 mil litros de água. As placas desse tanque, cada uma delas pesando 22 toneladas, são as mais pesadas de toda a obra.

No total serão 24 tanques do Aquário do Pantanal. A expectativa é de que até julho cheguem as placas de acrílicos dos outros 23 que ainda serão acoplados ao canteiro de obras. Juntos, os aquários vão abrigar 12 mil exemplares da ictiofauna pantaneira, com 263 espécies.

A intenção do governador André Puccinelli é entregar a obra pronta em 11 de outubro, mas a empreiteira responsável tem prazo até o final desse mês em que se comemora a divisão do Estado. 




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions